FOMENTO

Frente de Empreendedorismo vai a Areia e empresários pedem lei que fortaleça cadeia produtiva de cachaça na região

A Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foi até o município de Areia, no Brejo paraibano, na segunda-feira (25). Em reunião na Câmara dos Vereadores com o setor produtivo local, os empresários solicitaram ações do legislativo que possam fortalecer a produção de aguardente e derivados de cana de açúcar na região. Durante todo o dia, houve ainda Ouvidoria Popular na praça pública e curso para os empreendedores.

“O setor produtivo solicitou a formulação de uma lei que possa incentivar uma série de mecanismos que promovam ainda mais a produção da cachaça e derivados da cana de açúcar. Hoje, principal motor da economia da cidade. Nós nos comprometemos e, em breve, estamos levando a proposta para Assembleia”, explicou o deputado Eduardo Carneiro (PRTB), presidente da Frente.

Ainda na reunião, foi encaminhada uma parceria entre a Frente, a Câmara Municipal, a Prefeitura Municipal de Areia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com o objetivo de promover novos cursos, treinamentos e eventos de formação rápida para capacitação do setor produtivo da cidade.

A reunião na Câmara Municipal contou com a presença de trabalhadores, empresários, professores, pesquisadores da cidade, e ainda do prefeito João Francisco (PSDB) e os vereadores Neto da Ceral (PHS), Ana Paula (PSB) e Dr Eduardo (PRP).

“A atuação de Eduardo surpreendeu todos nós areienses para melhor. O tema de empreendedorismo é muito atual e promove o desenvolvimento e a independência econômica dos cidadãos”, comentou o prefeito João Francisco.

Curso – A Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico também ofereceu capacitação para empreendedores com o objetivo de aquecer negócios e ampliar a geração de emprego e renda. O curso ‘Marketing 4.0: cachaça, turismo e artesanato’ foi uma parceria com a Escola do Legislativo. Cento e dezessete pessoas se inscreveram para realizar a capacitação.
De acordo com Eduardo, a os cursos incentivam a criação de empresas e fortalecem os negócios. “Acreditamos que os cursos fortaleçam a ideia nas pessoas de criarem e fortalecerem seus projetos, isso consequentemente fomenta a geração de renda”, ressaltou o parlamentar.

O curso foi certificado pela Escola do Legislativo e teve como facilitadora Emanuela Lyra. Ela é administradora, tem MBA Gestão Empresarial FGV/SP, fundadora da Caixa Amarela Negócios Inspiradores é também, especialista em Gestão Sustentável.

Ouvidoria – No Centro da cidade foi instaurada a Ouvidoria Popular, a ação propôs que os areienses falassem suas impressões e o que pensam que pode ser feito para o desenvolvimento da cidade. Mais de 100 pessoas foram ouvidas pelo projeto.

Eduardo Carneiro (PRTB) exaltou a necessidade de ações que fomentem o protagonismo das pessoas à frente de negócios e atividades que gerem renda e emprego. Por isso, segundo ele, a Frente está percorrendo o Estado para debater propostas com empreendedores e empresários. Já houve atividades em Campina Grande, Pombal e Mamanguape. Nesta terça-feira (26), será a vez de Cacimba de Dentro.

Fonte: Múltipla Comunicação
Créditos: Assessoria de Imprensa