
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que pretende colocar em votação, já na próxima semana, a urgência de projetos de lei voltados ao combate a fraudes no INSS. A declaração foi publicada nas redes sociais do parlamentar na noite desta sexta-feira (16).
“Seguindo o regimento da Casa, vamos reunir propostas e votar tudo o que possa integrar um Pacote Antifraude. É uma demanda urgente para milhões de brasileiros e também para a Câmara”, afirmou Motta.
Investigação e repercussão do escândalo
A mobilização acontece após a série de reportagens do portal Metrópoles revelar um esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, feito por associações que atuavam sem consentimento dos segurados. O escândalo, revelado desde dezembro de 2023, resultou em mais de R$ 2 bilhões arrecadados em um ano e levou à abertura de inquérito da Polícia Federal e à Operação Sem Desconto, deflagrada em abril. A ação provocou a demissão do então presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Ações do INSS e reembolsos
Segundo o próprio INSS, mais de 1,3 milhão de beneficiários já consultaram possíveis descontos indevidos desde quarta-feira (14) e iniciaram pedidos de reembolso.