
Paraíba - O advogado Hilton Souto Maior Neto, filiado ao Progressistas (PP), está entre os investigados em uma operação deflagrada nesta sexta-feira (16) na Paraíba, que apura um esquema de fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas. A informação foi divulgada pela TV Cabo Branco.
A ação é conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), do Ministério Público da Paraíba, com apoio da Polícia Civil e da Controladoria-Geral da União (CGU).
Investigação de Fraudes e Desvios
Segundo as investigações, entidades de fachada e advogados estariam por trás de ações coletivas fraudulentas, que lesaram mais de 100 mil beneficiários, resultando em um prejuízo estimado em R$ 126 milhões.
Além de Hilton, também são alvos da operação Irley de Souza Carneiro da Cunha, Armando Palhares Silva Júnior, Guilherme Queiroz e Silva, Rackson Santos de Lima e Jairo Meletti.
Segundo o Ministério Público, o grupo é suspeito de integrar uma organização criminosa. Eles teriam estruturado um esquema que utilizava 11 entidades fantasmas, criadas exclusivamente para ajuizar ações coletivas com documentos falsificados, visando autorizar judicialmente os descontos nos proventos de aposentados e pensionistas, inclusive do INSS.
Confira a lista das 11 associações investigadas:
ANDCONSEP – Associação Nacional de Defesa dos Consumidores e Servidores Públicos
PROBASP – Programa Brasileiro de Assistência aos Servidores Públicos
PAAP – Associação Programa de Assistência aos Aposentados e Pensionistas
ABNACIONAL/ABRAP – Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas
ANAPES/AAPB – Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social
IABDC – Interativa Associação Brasileira de Defesa do Consumidor
Associação em Defesa dos Direitos dos Consumidores
ANDC – Associação ANDC em Defesa do Consumidor
ABDC/GAC – Grupo Amigos do Consumidor
PRONAS – Programa Nacional de Assistência Solidária
ACAP – Associação Comunitária Amor ao Próximo
O Polêmica Paraíba não conseguiu contato com os nomes citados pela Operação Retomada II. O espaço, claro, estará sempre aberto.