Bastidores

FORRÓ NAS PREFEITURAS: Conheça os Prefeitos que também são artistas e que fazem sucesso nas festas juninas

As festas juninas representam a epítome da cultura nordestina. Tradição, música e dança norteiam todo o Nordeste, com cada estado tendo sua própria peculiaridade e diferentes formas de comemorar Santo Antônio, São João e São Pedro.

Arte: Marcelo Jr

As festas juninas representam a epítome da cultura nordestina. Tradição, música e dança norteiam todo o Nordeste, com cada estado tendo sua própria peculiaridade e diferentes formas de comemorar Santo Antônio, São João e São Pedro.

Cidades fazem festas grandiosas para atrair turistas de toda região, com Prefeitos planejando esses festejos durante o ano todo, para garantir o melhor espetáculo para os habitantes.

Mas o que a maioria do público não sabe, é que existem alguns gestores que não só organizam, mas que também participam dessas festas cantando ou sendo donos de grandes bandas de forró.

Nessa matéria nós iremos mostrar tres Prefeitos que são verdadeiros artistas do forró e que conseguem abrilhantar a festa por toda a região.

Foto: Bira Mariano

O Prefeito de Camalaú, Bira Mariano, já foi Vereador por dois mandatos e era o Vice da chapa vencedora em 2020, assumindo o cargo após a cassação do antigo gestor.

Bira tem dois projetos na música, uma banda de rock e o Grupo Gente Boa. O Gente Boa foi fundado em novembro de 2000 por Osmando da Silva, Marconi Andrade e o Prefeito Bira.

Com quase 20 anos de carreira, o grupo é consolidado nos festejos juninos por todo o estado, já tendo gravado oito CDs e dois DVDs.

O Gente Boa teve uma agenda cheia nesse mês de Junho. Foram nove datas, em cidades como Sumé, Ouro Velho, Cabaceiras, Coxixola e mais dois shows até o final dos festejos em Taperoá e Serra Branca.

O Prefeito recentemente se filiou ao PSB visando às eleições de 2024, quando irá buscar a reeleição, tendo grandes chances de vitória.

Foto: Amazan

Amazan é um dos maiores nomes do forró tradicional no Nordeste. Nascido na Rainha do Borborema, Amazan foi criado em Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte.

Ainda no início da adolescência dava os primeiros acordes na sanfona. Em Jardim do Seridó viveu até os 19 anos, quando voltou para Campina Grande.

Com uma discografia rica, que data do ano de 1989, Amazan se tornou um dos sanfoneiros mais conceituados da Paraíba, garoto-propaganda de grandes empresas e dono de uma fábrica de acordeons fundada em 2003.

O pai de Luan Estilizado que ganhou fama no programa Superstar, da TV Globo em 2014. O sanfoneiro começou sua carreira política em 2012, se candidatando a Prefeito em Jardim do Seridó, ficando na segunda colocação.

Em 2014, foi candidato a deputado estadual no Rio Grande do Norte pelo PSD, obtendo 22 243 votos. Sendo o 28º mais votado, ficou na segunda suplência de sua coligação.

Nas eleições de 2016, foi eleito prefeito obtendo 4.600 votos (51,13% dos votos válidos), se reelegendo em 2020 em uma eleição ainda mais disputada, atingindo 4.012 votos (50,70%).

Em uma entrevista recente, Amazan afirmo que poderá ser candidato a deputado estadual ou federal pela Paraíba, em 2026

Foto: Juninho Alves

Antônio Alves da Silva, mais conhecido como Juninho Alves, é natural de Caraúbas, no Rio Grande do Norte e tem uma trajetória bem diferente dos outros dois Prefeitos da nossa lista.

Ele não é cantor, mas sim o dono e empresário de uma das maiores bandas de forró dos últimos anos. Por volta de 1987, existia uma banda de nome Roda de Samba Som Brasil, que mudou de nome para Grupo Show Styllus, posteriormente se transformando em Alphaset.

A sorte do grupo começou a mudar quando dois irmãos Juninho e Eugênio, compraram a banda. passando a investir de uma forma mais profissional, e assim criando o Saia Rodada, que teve seu primeiro CD em 2001.

Juninho também é proprietário do Olho D’água Parque Hotel. Sua trajetória política começou em 2004 se tornando Vereador, se reelegendo no pleito seguinte.

Nas eleições de 2016, foi eleito prefeito de Caraúbas, obtendo 8.053 votos (51,34% dos votos válidos), se reelegendo em 2020 em uma eleição mais tranquila, atingindo 8.018 votos (54,55%).

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba