Bastidores

Força do clã Ribeiro: Aguinaldo articula mudança no comando de 4 partidos na Paraíba; relembre

Pré-candidato ao Senado nas eleições de outubro, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) atuou nos bastidores para provocar mudanças nas direções de pelo menos 4 partidos na Paraíba nas últimas semanas: PSD, Solidariedade, Avante e Patriota, que agora estão no arco de apoio do grupo político do parlamentar.

A mais nova mudança partidária diz respeito ao PSD, que passa a ser comandado pela senadora Daniella Ribeiro, no lugar do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. A articulação ocorreu diretamente no âmbito nacional, com o presidente nacional da sigla, o ex-ministro Gilberto Kassab.  Nos bastidores, tamanha desenvoltura faz os atores políticos se perguntarem: quais os reais planos doe Aguinaldo para outubro? Será mesmo (somente) a pré-candidatura ao Senado?

Na dia 16 de março, o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Forçam, anunciou em entrevista à Rádio Arapuan FM, que o grupo do deputado estadual Eduardo Carneiro comandaria o Solidariedade na Paraíba, em substituição a Aledson Moura. Neste caso, a articulação do deputado Aguinaldo Ribeiro foi decisiva e imediata.

Na quinta-feira (24), o presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley, foi definido como o novo presidente do Avante, na Paraíba. A posição foi definida em reunião, em Brasília, com o presidente nacional da sigla, o deputado federal Luís Tibé. A mudança também é atribuída ao parlamentar, com o objetivo de garantir mais um partido para seu agrupamento.

Por último, o vereador Marcílio do HBE tornou-se o novo presidente do partido Patriota na Paraíba. A decisão foi tomada após aval do presidente nacional do partido, Ovasco Resende, e depois de reunião com membros da legenda no estado. Oficialmente,  a mudança é vista como um momento de reconstrução das estratégias internas, mas nos bastidores como uma articulação pró-Aguinaldo Ribeiro.

Isso porque a sigla, que estava na oposição representada por Wallber Virgolino em âmbito estadual, é da base de apoio ao prefeito Cícero Lucena (Progressistas), aliado de primeira hora do deputado Aguinaldo Ribeiro, pretenso candidato ao Senado em outubro.

Todas essas movimentações demonstram a força do clã Ribeiro na Paraíba, a efetividade da forma ‘silenciosa’ em que trabalham as articulações nos bastidores e a expectativa de que há muitas outras possibilidades colocadas na mesa da família para as eleições de outubro.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba