ELEIÇÕES 2020

Focco-PB lança orientação para estimular voto consciente

A nova coordenação do fórum propõe, nesta reta final de campanha eleitoral, que os eleitores dos 223 municípios paraibanos procurem conhecer o histórico dos candidatos e candidatas a cargos eletivos de prefeito e vereador.

“Vote consciente – pesquise sobre seu candidato e não se venda!” é a orientação do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) para as Eleições 2020.

A nova coordenação do fórum propõe, nesta reta final de campanha eleitoral, que os eleitores dos 223 municípios paraibanos procurem conhecer o histórico dos candidatos e candidatas a cargos eletivos de prefeito e vereador. A ideia é incentivar a pesquisa em sites oficiais, como os do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Justiça, Justiça Federal, tribunais de contas, entre outros.

“É importante que os eleitores conheçam bem o candidato e o que ele já fez. Que procurem saber se eles têm condenações na Justiça. A ideia é que o eleitor não vote enganado, que ele saiba realmente em quem está votando e que não entregue seu voto a quem não o merece”, declarou o coordenador do Focco, Bruno Galvão Paiva, membro do Ministério Público Federal (MPF).

Canais de denúncias
Sobre irregularidades eleitorais, inclusive acerca de compra de votos, o Focco orienta ainda que os cidadãos denunciem nos canais do Ministério Público da Paraíba e do Ministério Público Federal. Em casos flagrantes de crimes eleitorais, a Polícia Militar deve ser acionada.

O Focco
O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) foi criado em 20 de maio de 2005, com o objetivo de engajar órgãos públicos e sociedade civil no combate e na prevenção de casos de corrupção. O órgão atua diretamente na fiscalização e responsabilização de envolvidos e também na conscientização da população, incentivando e fortalecendo o controle social.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria