Projeto nacional

Flávio Dino e Marcelo Freixo se filiam ao PSB durante evento em Brasília

Governador do Maranhão deixou o PC do B, e deputado saiu do PSOL

Visando um projeto nacional nas eleições de 2022, Flávio Dino, governador do Maranhão, e o deputado federal Marcelo Freixo (RJ) se filiaram nesta terça-feira (22) ao PSB. O evento foi sediado na sede da Fundação João Mangabeira, localizada no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. O PSOL, ao qual Freixo estava filiado, liberou o deputado para que ele pudesse mudar de partido imediatamente. Caso contrário, ele só poderia migrar no ano que vem, durante a janela partidária. Dino deixou o PC do B.

Dino é especulado como possível candidato do partido à presidência da República, no entanto, o mais provável é que ele concorra ao Senado pelo Maranhão. O governador maranhense temia que o PCdoB não atingisse a cláusula de barreira no ano que vem, além disso, afirmou ter divergências com a política eleitoral da sigla. Já Freixo deve ser o candidato do PSB ao Governo do Rio de Janeiro. Ele já tem a pré-candidatura posta e deve ter respaldo do partido.

Durante a cerimônia, o presidente do partido, Carlos Siqueira, ressaltou que a presença dos dois é “um bálsamo” para o PSB: “É isso que queremos com a presença de vocês, reconquistar o Brasil que está se esvaindo desgraçadamente a nossa democracia”, disse. Ele afirmou ainda que o campo democrático precisa fazer autocrítica e renovar o sistema político: “Temos que ter humildade para buscar novos horizontes”, disse.

Siqueira afirmou ainda que os movimentos que o PSB têm feito, de olho em 2022, visam fazer uma oposição mais dura ao governo de Jair Bolsonaro: “Não podemos fazer isso só com a esquerda, mas com todos que lutam pela liberdade e democracia no nosso país”, disse.

Participam do evento os governadores Paulo Câmara (Pernambuco) e Renato Casagrande (Espírito Santo) e o ex-governador Márcio França (São Paulo).

Fonte: Polêmica Paraíba e Poder360
Créditos: Polêmica Paraíba