todo mundo na delegacia

Família de deputado é detida na praia por desrespeitar decreto de isolamento social

A família do deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ) foi detida por agentes da Polícia Militar no Posto 6 da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na manhã desta terça-feira (21). Mesmo com o decreto do governador Wilson Witzel sobre o isolamento social em decorrência do novo coronavírus em vigor, cerca de cinco pessoas entraram no mar. Os agentes soaram o primeiro apito para alertar os banhistas e pedir para que saíssem, mas o grupo continuou dentro d’água. A mulher do ex-nadador, Milene Comini, e a filha deles estavam com um casal e seu filho no local.

Novamente, os PMs acionaram o segundo apito e foram retirar as pessoas do local, o que causou uma aglomeração na orla do calçadão por causa da cena. Todos foram conduzidos em duas viaturas da Polícia, levados para 12ª DP (Copacabana) para prestar esclarecimentos e autuados por Infração de Medida Sanitária Preventiva, conforme o artigo 268 do Código Penal Brasileiro.

O deputado, que está em Brasília, gravou um vídeo para criticar a ação dos policiais militares e o governador Wilson Witzel. A gravação foi compartilhada nas redes sociais no início desta tarde. Lima atacou diretamente Witzel ao chamá-lo de “destemperado, desequilibrado e arbitrário”.

“Estou em Brasília, desculpa a emoção e a mistura de sentimentos por passar nesse vídeo. A minha mulher, Milene Comini, e a minha filha, junto com a Aninha e o seu filho, acabaram de ser presos em Copacabana, de camburão. Duas mulheres e duas crianças, atletas da seleção brasileira infantil de natação e do Fluminense, estavam nadando em Copacabana. Os policiais esperaram eles saírem na areia e, simplesmente prenderam eles. O policial foi deselegante com duas mulheres e duas crianças, recebendo ordens de um governador destemperado, desequilibrado, incompetente, arbitrário… Você ter a sua mulher presa em um camburão por que está nadando? Por que está com a sua filha, não incomodando ninguém, enquanto o calçadão está lotado? Vocês estão malucos? Governador, os policiais estão seguindo uma ordem que não tem cabimento nenhum. Governador, o senhor é um escroto, irresponsável e incompetente. O que o senhor está fazendo com o recurso público, o que o senhor está fazendo é temeroso e irresponsável. O policial que prendeu, vai prender vagabundo, bandido, você não é um marisco na luta do rochedo contra o mar”, diz no vídeo.

Desde o dia 20 de março, o acesso às praias está proibido conforme o decreto assinado por Witzel em 19 de março com as novas medidas restritivas para conter a propagação do novo coronavírus. O texto do decreto diz que não é permitido “frequentar praia, lagoa, rio e piscina pública”, no entanto, muitas pessoas são flagradas todos os dias andando pelo calçadão de toda orla do Rio e até mesmo nas areias.

As proibições valem até o dia 30 de abril, mas o governo já alertou que podem ser prorrogadas por mais tempo, dependendo do avanço do número de infectados pela Covid-19.

Fonte: Extra
Créditos: Extra