Entrevista

EXCLUSIVO: Luciano Cartaxo reafirma projeto de candidatura própria do PT e promete que a cidade irá voltar a crescer em um possível retorno a Prefeitura

O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (5), a terceira entrevista, com os pré-candidatos a Prefeito de João Pessoa, no pleito do dia 6 de outubro.

Arte: Marcelo Jr

O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (5), a terceira entrevista, com os pré-candidatos a Prefeito de João Pessoa, no pleito do dia 6 de outubro.

As eleições desse ano tendem a repetir o mesmo esqueleto de 2020, quando tivemos um grande número de candidaturas, dos mais diferentes espectros políticos, disputando o voto dos pessoenses.

O nosso entrevistado de hoje é o ex-Prefeito e Deputado Estadual Luciano Cartaxo (PT). Cartaxo foi Prefeito da capital entre 2013 e 2020, e figura como um dos favoritos para ir ao segundo turno com Cícero Lucena, mas terá que primeiro vencer as prévias do PT contra a colega Deputada Cida Ramos, para ser o candidata de Lula na capital.

CONISDERAÇÕES INICIAIS

Polêmica Paraíba: O Senhor mudaria alguma coisa dos seus 8 anos de Prefeito? Algo que o Senhor se arrepende ou que teria feito de diferente?

Não existem arrependimentos. Existe muito aprendizado. Fui prefeito pro oito anos e hoje me sinto muito mais preparado e com vontade de fazer muito mais pelo povo de João Pessoa. Trabalhar mais e com mais energia para que a cidade volte a crescer e que a prefeitura volte a investir na cidade e no povo.

PP: Como um candidato do PT conseguirá furar a bolha da polarização e angariar votos dentre aqueles eleitores de Centro e da Direita moderada?

Vamos mostrar ao povo de João Pessoa que a cidade pode muito mais. Vamos mostrar que é possível fazer a saúde funcionar, voltar a investir na educação, entregar uma mobilidade urbana decente, um transporte público que de fato sirva às pessoas . Será nesse debate, mostrando que sabemos fazer, que vamos ganhar os eleitores, independente da sua ideologia política.

PP: Naquele pleito de 2012, o Senhor era considerado um azarão e conseguiu vencer uma eleição com vários candidatos tarimbados com certa tranquilidade, como replicar o que deu certo naquela eleição, em 2024?

Vencemos em 2012 quando todos diziam que não podíamos vencer. Partimos de 2% das intenções de votos, para vencer Cícero Lucena com quase 70% dos votos no segundo turno. Hoje sou, além de um político muito mais maduro, já mostrei que sei fazer. Saímos da prefeitura com uma gestão aprovada por 70% da população. Mostramos que sabemos fazer e que enfrentamos os desafios necessários para fazer nossa cidade avançar. Hoje me sinto muito mais forte e preparado para essa disputa. E todos os dias nas minhas caminhadas pela cidade eu ouço as palavras de apoio e confiança que a população deposita em mim.

GESTÃO CÍCERO

PP: Quais são as principais falhas da gestão Cicero?

O grande problema hoje é a saúde. Existe hoje uma grande desestruturação na saúde, falta de médico a medicamento. As pessoas não conseguem atendimento, nos postos de saúde faltam insumos básicos, serviços estão sendo suspensos, como é o caso da odontologia.

O atual prefeito prometeu fazer a melhor gestão da vida dele, mas estamos no quarto ano de gestão e o prefeito não entregou uma única unidade de saúde, não entregou uma UPA. O que vemos na saúde é problema atrás de problema, enquanto a população sofre pela falta de acesso aos serviços. A gestão do atual prefeito tem se mostrado uma grande decepção para quem votou nele e pra todos que vivenciam a cidade.

PP: Deputado, qual é na sua opinião, o principal problema enfrentado pelos habitantes da capital?

Na minha gestão enquanto prefeito, João Pessoa estava numa crescente, com grande ritmo de obras e entregas. A atual gestão paralisou tudo. A saúde está um caos, as pessoas hoje não conseguem atendimento nas unidades de saúde, que falta de médicos à medicamentos básicos. Tenho recebido muitas denúncias e ido in loco conferir essa completa desestruturação da saúde. Cicero não construiu uma única unidade de saúde na cidade e está acabando com aquilo que construímos.

A educação é outro grande problema, porque a gestão deixou de investir nesta área. Tem faltado até temperos básicos nas cozinhas, e quem disse isso foi o Ministério da Educação, que notificou a gestão municipal porque estava faltando até sal. E as proteínas estavam sendo substituídas por salsicha. Um grande absurdo, tendo em vista que muitas vezes a merenda é a única refeição que essas crianças fazem durante a semana. Na minha gestão recebemos até prêmios pela qualidade da merenda.

ARTICULAÇÕES POLÍTICAS

PP: Como o Senhor vê essa disputa com a Deputada Cida Ramos pela indicação do partido e qual será a tática do Deputado para vencer essas prévias

Vejo com muita tranquilidade. O PT é um partido democrático, que escuta todas as vozes. Vamos continuar dialogando com a cidade, mostrando que se o PT quiser vencer a eleição tem em mim alguém que já foi testado nas urnas, que venceu todas as disputas que concorreu. E que sobretudo tem experiência de gestão, que vai poder debater com o atual prefeito sobre entregas e trabalho pela cidade. Estou muito confiante que neste processo vamos construir uma pré-candidatura forte e que vai vencer as eleições.

PP: O MDB do Senador Veneziano que formou chapa com o PT nas últimas eleições, parece inclinado a uma composição com Ruy Carneiro ou com o próprio Cícero, o PT terá uma chapa puro sangue? Isso enfraquece o partido perante as outras candidaturas?

O PT é um partido forte, temos um presidente da república eleito, com a força do Nordeste. As decisões de outros partidos cabem somente aos outros partidos. O que posso afirmar é que teremos candidatura própria e será uma chapa forte para vencer a eleição.

PP: O Deputado se sente de algum modo preterido por lideranças do partido, pela forma como saiu em 2015?

De forma alguma. Tenho uma ótima relação com a direção nacional, estive inclusive na última semana com a presidenta Gleisi Hoffmann em Brasília, onde tivemos uma reunião muito produtiva. Nosso foco é em vencer as eleições e voltar a trabalhar por João Pessoa.

PP: O Presidente Estadual Jackson Macedo parece querer insistir no apoio a Cícero Lucena em uma “frente democrática”, ainda no primeiro turno, como o Senhor vê esse movimento de Jackson?

As decisões e desejos do presidente estadual do partido só cabem a ele. Ele é presidente estadual, não tem poder de decisão sobre a disputa municipal, que cabe ao diretório municipal. Não existe a menor possibilidade do partido apoiar o atual prefeito. Primeiro porque ele não tem nenhuma identidade com a esquerda ou centro esquerda, tanto que nunca votou em Lula. Até onde sei, o filho dele tinha um comitê em apoio a Bolsonaro na eleição. Segundo que ele não faz uma gestão que prioriza o povo, como defende-o PT. Cícero faz uma gestão voltada para os seus próximos, não é uma gestão que prioriza ações em prol daqueles que mais precisam. Terceiro, o PT já definiu que terá candidatura própria em oposição ao atual prefeito, este é um assunto já vencido. Independente do que deseje o presidente estadual do partido.

PP: Em um eventual segundo turno, quais seriam os nomes, que o candidato acredita que teria maior afinidade para uma aliança?

Segundo turno é uma nova eleição e nós vamos ampliar as alianças para chegar lá ainda mais fortes, competitivos e vencer a eleição. A vontade do povo vai ser determinante para isso e o povo deseja mudança, porque sabe que nossa cidade já vivenciou uma época de investimentos e entregas que infelizmente a atual gestão não deu continuidade.

PROMESSAS

PP: Qual o principal projeto que o Senhor tem para a cidade de João Pessoa?

Primeiro precisamos organizar a casa. Vamos organizar a prefeitura e dar um novo ritmo à gestão, trabalhar pra investir mais na saúde. Construir novas UPAs, assim como fiz quando prefeito, quando construí três UPAs na cidade e as deixei funcionando muito bem. Enquanto o atual prefeito, que prometeu fazer, não construiu nenhuma. Quero trabalhar ainda mais, fazer com que nossa cidade volte a ser uma cidade que privilegia as pessoas, que trabalha para ter entregas que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

PP: O Senhor tem um projeto para a orla e Barreira do Cabo Branco? Pois o risco da Barreira desabar completamente piora a cada ano.

Foi nossa gestão que criou o projeto de contenção da barreira, um projeto esperado há décadas e que nós tivemos a coragem de ir lá e enfrentar. Fizemos toda a obra de drenagem da região: que não existia até então, e entregamos a obra do enrocamento do sopé da barreira, garantindo a proteção da sua base contra a erosão. Este projeto foi apresentado e aprovado no Ministério da Integração Nacional e que possuía outras etapas, que a atual gestão infelizmente não deu continuidade. Se reeleito vamos voltar a investir na proteção da barreira, fazer os estudos necessários para vencer este desafio. Já mostramos que temos coragem para fazer.

PP: João Pessoa é uma das cidades mais procuradas pelos turistas, quais seriam os projetos do candidato para pontos turísticos esquecidos, como Centro Histórico e Estação Ciência?

Já fizemos muito pelo turismo e quero fazer ainda mais. Fomos nós também que construímos a nova orla. Foi na minha gestão que fizemos a calçadinha, fizemos asfalto novo, iluminação em LED em toda orla, além da nova Beira Rio e Nova Epitácio, que ligam o Centro à Praia. Também foi na minha gestão que entregamos o Largo de Tambaú, que se tornou mais um cartão postal de João Pessoa. Quero fortalecer o turismo de sol, mas também impulsionar o nosso turismo histórico e cultural. Quando prefeito investimos muito no nosso Centro Histórico. Iluminamos todo o Centro com LED, garantindo mais segurança.

Construímos o Novo Parque da Lagoa, que deixou de ser um espaço de drogas e prostituição e passou a ser um espaço para quem quer vivenciar nossa cidade. Mais um desafio histórico que enfrentamos. Também construímos os casarões da Villa Sanhaua, projeto de habitação que foi premiado nacionalmente. Também tínhamos o AnimaCentro, um projeto cultural que todos os finais de semana levava cultura de graça para a população, incentivando as pessoas a ocuparem o Centro. Sem falar no Festival Internacional de Música Clássica, que levava artistas do mundo todo para se apresentar no nosso centro histórico. É preciso voltar a olhar para essa região, requalificar espaços degradados e apresentar projetos de incentivo à moradia e também ao comércio na região.

PP: O que os pessoenses podem esperar da sua possível gestão?

Podem esperar que vamos fazer muito mais do que já fizemos. Sem olhar para o passado, vamos olhar para frente e fazer mais. Sou uma pessoa apaixonada por João Pessoa e sempre busco trabalhar para retribuir todo o carinho e confiança que a cidade sempre me deu. Vamos investir mais na saúde, mais na educação, mais na mobilidade urbana, investir muito mais nas obras edificantes. João Pessoa pode e merece ter muito mais do que o que foi feito nestes últimos anos pela atual gestão.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba