Entrevista

EXCLUSIVO: Celso Batista promete uma gestão baseada no diálogo e afirma que a candidatura do PSOL é pra valer

O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (12), a quarta entrevista, com os pré-candidatos a Prefeito de João Pessoa, no pleito do dia 6 de outubro.

Arte: Marcelo Jr

O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (12), a quarta entrevista, com os pré-candidatos a Prefeito de João Pessoa, no pleito do dia 6 de outubro.

As eleições desse ano tendem a repetir o mesmo esqueleto de 2020, quando tivemos um grande número de candidaturas, dos mais diferentes espectros políticos, disputando o voto dos pessoenses.

O nosso entrevistado de hoje é o Técnico Judiciário e servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, Celso Batista. Celso foi escolhido como candidato do PSOL, após uma disputa prévia que contou com Alexandre Soares e Ulisses Barbosa. Candidato a Deputado Estadual em 2014 e a Vereador em Campina Grande no pleito de 2016, Batista já trabalhou como coordenador de campanhas do partido e terá na disputa da capital, a sua primeira chance como cabeça de uma chapa majoritária.

CONISDERAÇÕES INICIAIS

Polêmica Paraíba: Como um candidato do PSOL conseguirá furar a bolha da polarização e angariar votos dentre aqueles eleitores de Centro e da Direita moderada?

O Psol participa de eleições desde a primeira eleição pós o seu registro partidário junto ao TSE. E as nossas candidaturas sempre foram de militantes qualificados e que fizeram o bom debate com coragem e determinação defendo o programa do partido inscrito na justiça eleitoral. Dos nomes mais recentes a disputar eleições pelo Psol, já disputamos duas eleições ao governo estadual com o companheiro Tárcio Teixeira e a última com a companheira Adjany Simplício, para o senado federal em 2022 tivemos o nome do professor e advogado Alexandre Soares e para a prefeitura tivemos os nomes dos companheiros Victor Hugo e Italo Guedes.

Então eu irei também seguindo a mesma toada daqueles que já se colocaram apresentando e defendendo o nosso programa para os pessoenses apontando as fragilidades do atual gestor municipal e denunciando todas as práticas nefastas de quem estiver alinhado ao bolsonarismo e com a negação da política, da ciência e de tudo o mais que seja prejudicial ao nosso povo. Eu estou pronto, preparado e animado para me apresentar como pré-candidato do Psol ao cargo de prefeito da nossa cidade e conquistar corações e mentes.

PP: O Senhor foi coordenador de campanhas do partido e pela primeira vez encabeçará uma chapa majoritária, como o candidato se sente em ser o representante do PSOL em um pleito tão importante, como a Prefeitura da capital? 

Ser representante de uma partido como o Psol numa chapa majoritária é para mim motivo de alegria e de compromisso com o programa do nosso partido. Eu já construo o Psol desde o período de coleta de assinaturas para a sua fundação. Já disputei outras eleições e também já coordenei outras. E essa é a primeira vez que sou lançado como titular a um cargo majoritário. Então eu estou bastante confortável e encorajado para esse desafio. A nossa candidatura é baseada numa construção coletiva, ninguém do Psol é candidato de si mesmo.

GESTÃO CÍCERO

PP: Quais são as principais falhas da gestão Cicero?

São muitas. A principal delas é o seu alinhamento com a especulação imobiliária em detrimento daquelas pessoas que precisam de habitação digna. O transporte público tem uma das maiores tarifas do país com frotas de ônibus reduzidas e sucateadas, descompromisso com a temática ambiental. A questão dos problemas climáticos é ponto principal que está sendo debatido mundo afora.

PP: Candidato, qual é na sua opinião, o principal problema enfrentado pelos habitantes da capital?

Os habitantes da nossa capital enfrentam muitos problemas. Não posso me deter a apenas um. A cidade ainda tem um déficit habitacional considerado, com muitas pessoas vivendo de aluguel, outras em ocupações sem a devida dignidade e outras vivendo em situação de rua. Falta saneamento básico adequado em muitos bairros da cidade. E a mobilidade urbana é um assunto central que a gestão municipal precisa priorizar.

ARTICULAÇÕES POLÍTICAS

PP: O PSOL da Paraíba não consegue repetir o sucesso que o partido tem principalmente no sudeste, como o PSOL pode replicar esse modelo e conseguir eleger o Prefeito ou algum representante na Câmara Municipal?

No ano de 2024, eu não tenho dúvidas que será um ano importantíssimo para o nosso Psol. Temos a chance real de eleger o companheiro Guilherme Boulos prefeito da cidade de São Paulo e também reeleger o nosso prefeito Edmilson Rodrigues em Belém-PA. O nosso último Congresso Nacional apontou prioridades para as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. E é aqui nesta última região que nos localizamos.

E a despeito de termos que enfrentar uma forma de fazer política ainda carcomida, em que uma grande leva de partidos e candidatos da direita e extrema-direita se aproveitam das fragilidades imediatas do nosso povo para conquistar votos. O Psol continuará fazendo política mostrando para o povo a sua importância nas escolhas dos seus candidatos de forma livre e autônoma. E nós iremos fazer a disputa real de cidade que queremos como candidato a prefeito e também lançaremos uma chapa para a Câmara de Vereadores da nossa Federação Psol/REDE competitiva, e com reais chances de elegermos os nossos primeiros vereadores e vereadoras.

PP: Se falou muito em uma coalizão das esquerdas em uma única candidatura para derrotar o bolsonarismo, o PSOL participaria dessa coalizão? Houve algum convite para o partido nesse sentido?

Primeiro preciso dizer que a candidatura do Psol à prefeito de João Pessoa é pra valer. Foi uma candidatura construída internamente de forma democrática e escolhida entre outros dois nomes que também se colocaram como Pré-candidatos, a exemplo do companheiro Alexandre Soares que foi candidato ao senado em 2022 e do companheiro Ulisses Babosa que é jornalista aqui em nossa cidade.

Sobre a participação do Psol numa possível coalizão dando continuidade ao processo de derrota da extrema direita e do bolsonarismo, nós estamos sim alinhados com essa possibilidade, pois o Psol é um partido do diálogo. Agora uma possível aliança do nosso campo democrático e popular aqui em João Pessoa se dará baseada num diálogo franco, aberto e de construção de uma programa de governo comum

PROMESSAS

PP: Qual o principal projeto que o Senhor tem para a cidade de João Pessoa?

O Partido Socialismo e Liberdade está com um seminário programado para este mês de fevereiro que iniciará a discussão e formulação do programa de governo para a nossa cidade. Então eu já adianto pontos de destaque que constará do nosso programa de governo. Precisamos de uma governança urbana; propostas para a cultura; debater as transformações e mudanças do mundo do trabalho e que economia queremos. Debatermos a temática dos direitos sociais, a transformação ecológica; mobilidade urbana e infraestrutura tendo como prioridade as periferias. Todos esses pontos se desdobrarão em ações práticas para o nosso povo.

PP: O Senhor tem um projeto para a orla e Barreira do Cabo Branco? Pois o risco da Barreira desabar completamente piora a cada ano.

Essa sua pergunta é uma continuidade da anterior quando eu me referi sobre a questão climática como prioridade. E a Barreira de Cabo Branco sem sombra de dúvidas será ponto de destaque do nosso programa. Técnicos da UFPB já tem estudos bem elaborados sobre a temática, inclusive com apresentação deles em Sessão Especial na Assembleia Legislativa sobre o alargamento da orla de João Pessoa, crime ambiental este que o atual prefeito queria por em prática, mas recuou por pressão da sociedade. E nós iremos acumular e nos orientar sobre o que já há de elaboração sobre o assunto para pormos em prática numa gestão municipal do Psol.

PP: João Pessoa é uma das cidades mais procuradas pelos turistas, quais seriam os projetos do candidato para pontos turísticos esquecidos, como Centro Histórico e Estação Ciência?

Precisamos estimular o nosso turismo, mas com foco na sustentabilidade. Os turistas se encantam com a nossa cidade e também com o seu entorno da região metropolitana. O nosso Centro Histórico não precisa apenas de revitalização, mas também de manutenção. Então a gestão municipal precisa de um olhar constante para essa região central da nossa cidade, criando um calendário de eventos de maneira que não só as pessoas que vivem aqui, mas também os turistas sintam-se estimulados a comparecer às programações apresentadas pelo município.

A Estação Ciência que se localiza num local tão aprazível da nossa cidade, também será prioridade não no cuidado com o patrimônio público, mas também na elaboração de calendário de eventos.

PP: O que os pessoenses podem esperar da sua possível gestão?

Os pessoenses podem esperar um Prefeito do diálogo, que terá compromisso com o enfrentamento às desigualdades. Precisamos de uma cidade mais justa e humana socialmente. Podem esperar um Programa de governo que será construído de forma coletiva, e que será parte de um projeto que apresentará outra forma de pensar, ver e construir uma cidade onde as pessoas são reconhecidas e respeitadas em sua diversidade, onde os direitos são garantidos e não trocados ou vendidos. Uma cidade em que as pessoas se sintam parte dela, participem democraticamente das discussões e elaborem coletivamente as respostas.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba