eleições 2022

Exame/Ideia: Lula tem 46% e Bolsonaro 39% em um segundo turno diz pesquisa eleitoral

O levantamento divulgado nesta sexta-feira (20) mostra que os quatro primeiro colocados oscilaram um ponto para menos em relação à pesquisa anterior.

Foto: Reprodução/PT

Nova pesquisa Ideia, encomendada pela revista Exame, mostra quadro de estabilidade na disputa presidencial, com Lula (PT) mantendo a liderança com 46% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL) tem 35,9% dos válidos.

O levantamento divulgado nesta sexta-feira (20) mostra que os quatro primeiro colocados oscilaram um ponto para menos em relação à pesquisa anterior.

No total de votos, Lula tem 41%, Bolsonaro 32%, Ciro Gomes (PDT) 9% e João Doria 2%. Em seguida, quatro candidatos registram 1% cada: Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), André Janones (Avante) e Felipe D’Ávila (Novo). Os demais não chegam a 1% dos votos. Brancos e nulos são 6% e indecisos 8%.

Em um eventual segundo turno, além de Bolsonaro, Lula também venceria João Doria (PSDB) com uma vantagem de 48% x 20% e também Ciro Gomes (PDT), 43% x 29%. Entre Ciro e Bolsonaro, há um empate técnico: o pedetista tem vantagem de 39% contra 37%, diferença dentro da margem de erro. Em um cenário entre Doria e Bolsonaro, o presidente tem dez pontos percentuais a mais e venceria por 38% x 28%.

Primeiro turno

No primeiro turno, tanto Lula quanto Bolsonaro tiveram variação negativa de um ponto percentuais e a diferença entre eles continua sendo de nove pontos, com o petista em primeiro lugar.

Cenário I

Lula (PT): 41%

Bolsonaro (PL): 32%

Ciro Gomes (PDT): 9%

João Doria (PSDB): 2%

Simone Tebet (MDB): 1%

Sofia Manzano (PCB): 1%

André Janones (Avante): 1%

Luiz Felipe D’Ávila (Novo): 1%

Ninguém/branco/nulo: 4%

Não sabe: 8%

Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (PROS), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União) e Aldo Rebelo (PDT) não chegaram a um ponto.

Cenário II

Lula (PT): 40%

Bolsonaro (PL): 33%

Ciro Gomes (PDT): 8%

Eduardo Leite (PSDB): 3%

Simone Tebet (MDB): 1%

Sofia Manzano (PCB): 1%

Ninguém/branco/nulo: 4%

Não sabe: 10%

André Janones (Avante), Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (PROS), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União) e Aldo Rebelo (PDT) não chegaram a um ponto.

Na pesquisa espontânea, Lula aparece com 34% e Jair Bolsonaro com 27%. Ciro Gomes tem 4%, Moro é citado e chega a 1%, mesma pontuação de João Doria. Sem os candidatos serem citados, 24% dos eleitores dizem que não sabem em quem irão votar, enquanto 6% afirmam que optaram pelo voto nulo/branco ou não votarão em ninguém.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas por meio de ligações telefônicas para números fixos e celulares, entre os dias 14 e 19 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-01734/2022.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Yahoo