IA

“Estamos diante de um marco histórico”, diz Aguinaldo Ribeiro sobre regulamentação da inteligência artificial

“Estamos diante de um marco histórico”, diz Aguinaldo Ribeiro sobre regulamentação da inteligência artificial

“Estamos diante de um marco histórico, como foi a Revolução Industrial, e precisamos estar à altura desse momento”, defendeu o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que foi oficializado nesta terça-feira, (20), na Câmara dos Deputados, como relator do projeto de regulamentação do uso da inteligência artificial (IA).

Durante a instalação da comissão especial que analisa o assunto, Ribeiro destacou que o debate sobre IA exige responsabilidade, diálogo com o Senado, governo e sociedade civil.

“Esse é um tema do Estado brasileiro, estratégico para o nosso futuro. Temos o desafio, mas também uma grande oportunidade para o país”, afirmou. Segundo ele, o Brasil precisa aproveitar o momento para fortalecer sua infraestrutura tecnológica e promover um ambiente favorável ao desenvolvimento da economia digital.

O parlamentar comparou a complexidade da regulação da IA à da reforma tributária, que também relatou no Congresso. “Talvez o desafio seja até maior. Estamos lidando com algo em evolução constante, com legislações no mundo sendo revistas logo após aprovadas”, ponderou.

A expectativa, segundo ele, é que o texto avance com ampla participação. “Relatório não se faz sozinho. Vamos buscar maioria, não unanimidade, mas com respeito à diversidade de opiniões”. E ressaltou: “Inteligência artificial exige, antes de tudo, inteligência natural, e o Parlamento brasileiro está preparado para isso”.

A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 27 deste mês, às 14h, quando será apresentado o plano de trabalho.

Assessoria