PREVISTO NO PROTOCOLO DE INTENÇÕES

ESTALEIRO DE LUCENA: Lígia Feliciano embarca para reuniões na China na segunda-feira

Uma comitiva do Governo da Paraíba viajará na próxima segunda-feira, dia 1º de julho, para a China para conversar com empresários chineses sobre investimentos que serão feitos no Estado, sobretudo na construção e operação do estaleiro que será instalado em Lucena, no Litoral Norte do Estado.

Em entrevista à Rádio Tabajara na tarde desta quinta-feira, 27, a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) disse que houve uma série de reuniões para organizar a agenda da viagem, que compõe o calendário de negociações iniciadas no governo de Ricardo Coutinho (PSB), que o atual governador João Azevedo (PSB) deu continuidade.

Para Lígia, “a Paraíba já vem trabalhando, desde o governo de Ricardo, com os americanos, para trazer o estaleiro de reparos para o município de Lucena, é uma grande empresa que vai consertar navios aqui na Paraíba, a empresa americana McQuilling que começou a negociação e agora está se juntando com a chinesa IMC Y Y, que já tem experiência em estaleiro para vir para cá, o bom de tudo isso é que trará emprego e renda para o Estado beneficiando os paraibanos”.

Ela detalhou que a viagem integra o protocolo de intenções assinado aqui no estado pelo governador João Azevedo e os presidentes das empresas estrangeiros e já previa a ida de uma comitiva paraibana para a China, como parte da negociação, “com a impossibilidade do Governador ir, eu irei representando o Governo e irão também o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, a presidente da Companhia Docas, Gilmara Timoteo, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, Rômulo Polari Filho; ainda na comitiva, mas por conta da Prefeitura de Lucena, irá o secretário de Desenvolvimento da Indústria, José Maria Pereira, que vai apresentar todo a capacidade do distrito industrial de Lucena; irá também o presidente do Sindicato Sucroalcooleiro da Paraíba, Edmundo Coelho, que está indo conosco, mas financiado por conta própria, e vai levar o potencial da Paraíba no temos de açúcar, cachaça e álcool para também fazer negócios e outros empresários também vão junto para divulgar negócios e que tem potencial e interesse de exportar”, explicou.

A visita à China poderá contar ainda com as presenças dos deputados estaduais Chió e Lindolfo Pires, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba. Após a viagem, os chineses voltarão à Paraíba para prosseguir com a negociação. A comitiva retornará à Paraíba no dia dez de julho.

Negociações

O governador João Azevêdo assinou no dia dois de abril, no Palácio da Redenção, juntamente com investidores chineses e americanos, o protocolo de intenções para instalação de um estaleiro para reparos navais, no município de Lucena, no Litoral Norte do Estado. O empreendimento receberá investimentos iniciais na ordem de R$ 3,5 bilhões e deve gerar seis mil empregos na Paraíba.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o esforço do Governo para assegurar a construção do empreendimento, garantindo o fortalecimento da economia do Estado. “Nós assinamos um protocolo que já venceu várias etapas – o projeto básico, o licenciamento prévio, o projeto executivo de Engenharia e o licenciamento de instalação – e estamos num momento muito importante porque a empresa IMC Y Y assinou com a McQuilling a parceria para operar esse estaleiro por 10 anos a partir de sua instalação; isso garante para os investidores que esse é um projeto que tem solidez e viabilidade”, reforçou.

João Azevêdo disse que o projeto entra na reta final para viabilização de recursos e será apresentado aos investidores de todo o mundo, bem como ao Governo Federal. “Nós vamos mostrar aos Ministérios a importância desse empreendimento para a Paraíba. Parte desses recursos já está garantida pelo Fundo da Marinha Mercante do Brasil a partir da assinatura desse termo com uma empresa que já tem um grande estaleiro na China. O nosso Estado avança de uma forma extremamente significativa para mudar a vida de toda uma região e essa economia será alterada com a construção desse grande estaleiro”, enfatizou.

Na oportunidade, o gestor ainda apresentou as propostas do Governo do Estado para expandir o Porto de Cabedelo e melhorar a logística de acesso ao estaleiro, a exemplo da ponte Cabedelo – Lucena. “Estamos associando e apresentando neste momento o projeto da ponte que fará a ligação da BR-230 a PB-011, permitindo que a gente feche o Anel, passando pelo rio Camboa e chegando até Lucena. Dessa forma, teremos a região toda interligada com fácil acesso e com a facilidade da triplicação da BR-230, o que permitirá o fluxo de carga no local”, explicou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba