Está por um fio a aliança do senador Zé Maranhão com o governador RC - Por Helder Moura

 

ricardo e zé

Quem tem conversado com as partes nos últimos tempos colheu a impressão de que a aliança entre o senador Zé Maranhão e o governador Ricardo Coutinho está por um fio. O governador, dizendo-se magoado, porque esperava que, ao dar cargos ao PMDB em seu Governo, contava com a reciprocidade de apoio à candidatura do secretário João Azevedo (Infraestrutura)…

Maranhão, por considerar indevida a ingerência que o governador ensaiou impor ao PMDB, aliciando os deputados Gervásio Filho, Trócolli Júnior e Veneziano Vital. Na seara peemedebista, por exemplo, já é dada como certa a baixa de pelo menos dois deles. Sendo Gervásio o mais certo. Trócolli e Veneziano ainda avaliam o custo-benefício da operação.

O senador está convencido de que abdicar de candidatura própria em João Pessoa equivaleria a uma capitulação política, além de abrir o flanco para o governador praticamente assumir o partido no Estado, a partir da Capital. Por isso, não se sentiu confortável quando RC lançou o deputado Adriano Galdino, alegando que foi porque o PMDB não quis abrir mão em João Pessoa.

No entendimento do senador, Ricardo lançou Galdino porque não acredita na candidatura de Veneziano, além de impor uma cunha ao peemedebista que fica pressionado a deixar o PMDB e se filiar ao PSB, se quiser ter seu apoio. Esse é o cenário.

Resumo da ópera: o governador, que não aceita “não” como resposta, só não rompeu ainda com o senador Maranhão, porque alimenta o sonho de ter o apoio do PMDB num eventual segundo turno. Isso, se o deputado Manuel Júnior não estiver na disputa, como lembra bem o senador. E Maranhão, que nada a tem a perder nesse jogo, mantém sua estratégia sem perder nenhuma noite de sono por causa do amuo do governador.

Fonte: Helder Moura
Créditos: Helder Moura