eleições 2022

'Está na hora de o Brasil ter um presidente negro, somos a maioria da população'; diz pré-candidato à presidência pelo UP, no Arapuan Verdade

 

O pré-candidato à presidência da república pelo UP, Leonardo Péricles foi entrevistado na tarde desta quinta-feira (20) no programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan.

O presidenciável deu início esta semana pelo Nordeste para tentar popularizar a pauta da nova legenda, que se norteia na causa das pessoas pouco representadas na política brasileira, sobretudo a população negra e as mulheres.

Na entrevista, o pré candidato disse que está no momento certo de o Brasil ter um presidente negro e que lute pelas causas sociais.

“Somos a maioria da população; juntando os pardos e os pretos, somos mais de 51% da população brasileira. Não basta ser negro, é necessário que se defenda um programa de transformação que enfrente as classes domintantes e muito ricas do país, que são históricamente escravistas e racistas”, disse.

Sobre o pré-candidato:

Leonardo Péricles tem 40 anos e mora em Minas Gerais. Iniciou sua militância política ainda quando era estudante Secundarista participando do movimento estudantil, foi diretor da UBES e da UNE, entidades nacionais. Em seguida se tornou uma liderança do movimento popular, participando de diversas ocupações urbanas com o MLB – Movimento de Luta nós Bairros, Vilas e Favelas.

O líder popular foi escolhido em novembro como candidato a presidente nas eleições 2022 pelo Unidade Popular (UP), o mais novo partido brasileiro. O UP foi criado em dezembro de 2019, após cumprir as exigências da Justiça Eleitoral, entre elas a de colher 500 mil assinaturas.

Nas eleições municipais de 2020, a UP ensaiou lançar Péricles para a Prefeitura de Belo Horizonte (MG), mas acabou fechando uma coligação com o Psol. Péricles foi candidato a vice-prefeito na chapa de Áurea Carolina (Psol). A dupla ficou em quarto lugar, com 8,33% dos votos, ou 103.115 mil votos. O prefeito Alexandre Kalil (PSD) se reelegeu no primeiro turno com 63,36%.

A dobradinha com o Psol em 2020 pode indicar o caminho para a UP nas eleições presidenciais em 2022, mas, por enquanto, Péricles pretende manter a candidatura própria. Apesar de ter feito declarações simpáticas à formação de uma frente ampla contra o presidente Jair Bolsonaro, o pré-candidato da UP tem ressalvas à aproximação da esquerda com partidos e lideranças de Centro.

Péricles mora em uma ocupação, começou na política no movimento secundarista e milita pela causa da moradia. A UP defende o socialismo como forma de levar acesso à saúde, educação, alimentação, emprego, transporte e moradia à população.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba