DEBATE

Especialista diz que eleição em JP será polarizada por Cida e Cartaxo

"Se não dor assim, será resolvida no primeiro turno", disse Artigas

panel 13A sucessão na Câmara Federal foi o tema de debate no programa Master News, da TV Master, desta quarta-feira, 13, com as presenças dos advogados André Moura Cavalcanti e José Mariz, além dos cientistas políticos José Artigas e Renato César Carneiro.

Artigas disse que é importante que o Poder Legislativo seja separado do Poder Executivo, “o que não aconteceu durante o governo Dilma e isso levou o Legislativo a tramar contra o governo federal, após o afastamento de Dilma e do presidente da Câmara houve uma paralisia da Casa porque o Waldir Maranhão não sabia dar andamento aos trabalhos”, pontuou.

José Mariz disse que quaisquer deputados podem aprender o regimento interno da Câmara, basta estudar. “Nós aprendemos a Constituição, imagina o regimento, o que Cunha tem não é sabedoria do regimento, ele é muito articulado e, isso, faz muita diferença. Dizem que ele ajudou a eleger quase 200 deputados e isso conta demais”, acrescentou.

Questionados sobre a candidatura da paraibana Luiza Erundina, André Moura pontuou que  nome dela não é competitivo com tantos nomes de deputados mais articulados disputando, outro ponto elencado é que ela é pré-candidata a prefeita de São Paulo e vai bater chapa com Fernando Haddad (PT).

Os debatedores concordam que a disputa será polarizada por Rodrigo Maia (DEM) e Rogério Rosso (PSD). Para eles, o PT e vários deputados aliados ao governo Dilma votarão em Marcelo Castro (PMDB), que era ministro da Saúde de Dilma até seu afastamento.

Mariz disse que os deputados paraibanos estão amis preocupados com as eleições municipais da Paraíba e deixam a eleição para presidente da Câmara em segundo plano.

Renato César Carneiro finalizou a conversa citando as mudanças na legislação eleitoral em relação as doações para a campanha e afirmou que será um desafio para os postulantes. Artigas disse que “se não houver polarização entre as candidaturas de Cida e Cartaxo em João Pessoa, a eleição será resolvida no primeiro turno”, finalizou.
Créditos: Polêmica Paraíba