Investigação

ESCÂNDALO DO CARECA DO INSS: Suplente de senador da PB aparece envolvido no caso como proprietário do jatinho usado por lobista e colega senador

Foto: Reprodução/Polêmica Paraíba
Foto: Reprodução/Polêmica Paraíba

O nome do advogado Erik Marinho, paraibano e segundo suplente do senador Efraim Filho (União Brasil-PB), nas eleições de 2022, surgiu em meio às investigações da Operação Sem Desconto, que apura um esquema de fraude de R$ 6 bilhões no INSS. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.

Marinho é proprietário do jatinho Beech Aircraft modelo F90, prefixo PT-LPL, que acabou sendo utilizado tanto pelo senador Weverton (PDT-MA) quanto pelo lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS. O uso compartilhado da aeronave foi confirmado pelo próprio advogado, que alega se tratar de “mera coincidência”.

Embora tenha sido eleito suplente na Paraíba, Erik Marinho mora em São Luís (MA) e mantém proximidade com Weverton, de quem já recebeu elogios públicos no Senado, sendo chamado de “amigo advogado”, afirma o Metrópoles. Ele e sua esposa, a empresária Joelma dos Santos Campos, aparecem como proprietários da aeronave, adquirida em 2022 por R$ 2,8 milhões, segundo a Anac.

Além disso, documentos mostram que o Careca do INSS concedeu uma procuração a Erik Marinho, autorizando-o a representá-lo judicialmente na Operação Sem Desconto. O fato chama atenção porque, oficialmente, a defesa do lobista está a cargo do criminalista Cleber Lopes de Oliveira. Marinho é o único advogado fora da banca que recebeu poderes legais para atuar no caso, o que lhe garante acesso ao inquérito e às informações sigilosas da Polícia Federal.

Questionado pelo Metrópoles, Erik Marinho disse que o avião não é disponibilizado para locação, mas sim para “uso compartilhado” dele e que o “empresta” para o senador. “Às vezes, eu cobro as despesas, mas não é uma locação”, afirmou. Ele ressaltou que empresta a aeronave há “uns tempos” para Weverton.

Sobre o lobista, Erik confirmou que o lobista já usou a aeronave, mas alegou não se lembrar com exatidão das datas. “Ele [Antonio Antunes] foi lá, pagou e fez uso da aeronave”,

O suplente disse também que desconhece o Careca do INSS e que não se recorda de como emprestou sua aeronave para um “desconhecido”. Erik Marinho chamou de “pura coincidência”, mais de uma vez, o fato de o senador Weverton e o lobista terem utilizado a mesma aeronave dele. “É uma coisa muito normal no meio de quem tem aeronave… emprestar para o outro.” Existem mais de 30 mil aeronaves no país.

O envolvimento de Marinho, ainda que indireto, deverá ser alvo de questionamentos na CPMI do INSS, que já confirmou a oitiva de Antonio Antunes para esta quinta-feira (25/9). Preso pela Polícia Federal no dia 12 de setembro, o Careca do INSS é apontado como um dos principais operadores do esquema de desvio de recursos do INSS que deveriam ser pagos a aposentados e pensionistas.