Vote

ENQUETE: Marcada pela polarização, eleição presidencial conta hoje com 10 possíveis candidatos; quem você elegeria? – VOTE AGORA

Não é novidade que as eleições presidenciais de 2022 estão sendo cada vez mais debatidas no meio político já em 2021. Em pauta, está a temida polarização protagonizada entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e a tentativa de crescimento, por quem não apoia nenhuma dos dois, da chamada “terceira via”.

A preço de hoje, vários nomes despontam como possíveis pré-candidatos, lista encabeçada pelos já citados Lula e Bolsonaro. Aparecem ainda nomes como Ciro Gomes (PDT); o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); o governador de São Paulo, João Doria (PSDB); o apresentador José Luiz Datena (PSL); o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM); o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG); o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (sem partido); e a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Esse número de 10 nomes, obviamente, deve mudar até a efetivação das candidaturas. Por exemplo, João Doria e Eduardo Leite passarão por prévias dentro do PSDB para que a sigla lance o seu candidato único. O MDB também projeta lançar Tebet como pré-candidata após o término da CPI da Pandemia no Senado, onde Simone tem ganho destaque, mas nada está confirmado.

Outro nome que tem entrado recentemente na lista de possíveis pré-candidatos é do presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. Filiado ao DEM, bastidores de Brasília dão conta que ele se filiaria ao PSD, partido presidido por Gilberto Kassab, para disputar a presidência.

O apresentador José Luiz Datena entrou na lista nas últimas semanas, após ter sua filiação ao PSL anunciada no início do mês. Ainda sem a confirmação do cargo, o presidente da legenda, o deputado federal por Pernambuco, Luciano Bivar, defende a candidatura de Datena à presidência.

Ainda aparecem as figuras de Ciro Gomes, que já disputou a presidência em 1998, 2002 e 2018 e de ex-ministros no governo Bolsonaro: o da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o da Justiça, Sergio Moro.

Fato é que as eleições de 2018 tiveram 13 candidatos, e a tendência é que em 2022 o número seja próximo disso. Um leque de opções para o eleitor que não tem o seu candidato definido e que dificulta o crescimento da unificação por uma terceira via.

Mas e você, se as eleições presidenciais fossem hoje e esses 10 nomes estivessem postos como candidatos a presidente do Brasil, em quem votaria?

Vale lembrar que essa enquete não tem valor científico e não pode ser divulgada como pesquisa eleitoral. A enquete será finalizada na próxima quinta-feira (5) às 16h, com o resultado sendo divulgado às 17h.

Além dos nomes, colocados em ordem alfabética, está a opção “Nenhum”, englobando as opções Branco ou Nulo. Vote agora!


Esta votação foi encerrada (since 2 anos).

Se as eleições presidenciais fossem hoje, em quem você votaria?

Nenhum
0.00%
Simone Tebet (MDB)
0.00%
Sergio Moro (sem partido)
0.00%
Rodrigo Pacheco (DEM)
0.00%
Lula (PT)
0.00%
Luiz Henrique Mandetta (DEM)
0.00%
José Luiz Datena (PSL)
0.00%
João Doria (PSDB)
0.00%
Jair Bolsonaro (sem partido)
0.00%
Eduardo Leite (PSDB)
0.00%
Ciro Gomes (PDT)
0.00%

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba