Eleições 2024

ENQUETE: caso as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de João Pessoa? - PARTICIPE

ENQUETE: caso as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de João Pessoa? - PARTICIPE

A disputa pela prefeitura de João Pessoa promete ser intensa nas eleições deste ano. A cada dia que passa o cenário político paraibano tem esquentado cada vez mais. Nesta semana, convidamos você, nosso leitor, a participar de uma enquete e nos dizer em quem você votaria para prefeito de João Pessoa, caso as eleições fossem hoje.

No cenário atual, o atual prefeito Cícero Lucena irá concorrer à reeleição na cidade. O gestor foi eleito com 53% dos votos válidos para a Prefeitura de João Pessoa (PB) em 2020. Cícero iniciou a carreira política em 1990, quando foi escolhido vice na chapa para o governo de Ronaldo Cunha Lima. Em 1994, com o afastamento de Cunha Lima para se candidatar ao Senado, Lucena, aos 37 anos, assumiu o governo e se tornou o governador mais jovem da Paraíba. Em 1996, foi eleito prefeito de João Pessoa, reeleito em 2000. Em 2006, foi eleito senador. E em 2012 foi novamente candidato à Prefeitura, mas perdeu a disputa no segundo turno.

Pela oposição, atualmente tem cinco nomes colocados; um deles é o do deputado estadual Luciano Cartaxo, eleito por duas vezes prefeito de João Pessoa (PB). Foi vereador por quatro mandatos. Atualmente, é deputado estadual e coordena a bancada da Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV) na Assembleia Legislativa do Estado.

Outro pré-candidato é o deputado federal Ruy Carneiro. Ruy está em seu terceiro mandato. Ele foi vereador, deputado estadual e candidato a vice-governador da Paraíba em 2014, ainda filiado ao PSDB. Foi duas vezes chefe do Gabinete Civil de João Pessoa na gestão de Cícero Lucena e secretário de Juventude, Esportes e Lazer no governo de Cássio Cunha Lima. Agora Ruy Carneiro é um possível candidato a prefeito de João Pessoa nas eleições 2024.

O ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga também já colocou seu bloco na rua. o médico cardiologista assumiu a missão de gerenciar a vacinação da população contra a Covid-19. Queiroga foi o quarto ministro a assumir a pasta durante a gestão de Bolsonaro. Em abril, Marcelo Queiroga foi lançado como pré-candidato a prefeito de João Pessoas nas eleições municipais de 2024. Em suas últimas declarações, o médico destacou que possui baixa rejeição e que espera contar com o apoio da família Bolsonaro para ampliar as suas chances.

Pelo PSOL, quem irá disputar a prefeitura de João Pessoa é Celso Batista, servidor do Tribunal de Justiça estadual, foi candidato a primeiro suplente ao Senado nas eleições de 2022. Em 2014, foi candidato a deputado estadual e, em 2016, foi candidato a vereador em Campina Grande (PB).

Por fim, teremos o UP que tem Yuri Ezequiel como pré-candidato. Advogado, ele é militante dos movimentos sociais e atual presidente municipal da Unidade Popular de João Pessoa.

Caso as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de João Pessoa?

Esta votação foi encerrada (since 15 dias).