eleições

ENQUETE ARAPUAN VERDADE: com base nas novas regras eleitorais, saiba quem são os preferidos para formar a bancada federal em 2022

Uma enquete realizada nesta quarta-feira (11) no programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, perguntou aos ouvintes quem seria o seu deputado federal caso as eleições de 2022 fossem hoje.

Os 12 nomes mais votados seriam eleitos e formariam a bancada com base no texto do distritão, onde a nova regra diz que quem tiver mais voto entra na Câmara Federal.

O texto prevê, por exemplo, a adoção do sistema eleitoral majoritário para a eleição de deputados federais e estaduais em 2022. Nesse sistema, é eleito o mais votado sem levar em conta os votos do partido, como acontece hoje no sistema proporcional.

O levantamento não tem caráter científico e ouviu 100 participantes, de 26 cidades da Paraíba. 44 nomes foram lembrados na votação. Houve um voto branco e um voto nulo.

Com 9 votos, em primeiro lugar ficou o policial federal Caio da Federal, seguido de Murilo Galdino (Avante), que obteve 7 votos. Em terceiro lugar, seria reeleito o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), que obteve 6 votos.

Completando  a bancada também entrariam; Luiz Couto (PT), Edmilson do Roger,  Cabo Gilberto (PSL), Mersinho Lucena (Republicanos), Pedro Cunha Lima (PSDB), Gervásio Maia (PSB), Ricardo Barbosa (PSB), Emano Santos e Joanildo Cavalcante (PCdoB).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba