ENOJADO

"Enojado", Lula quer pressão sobre Lava-Jato

Ex-presidente participou em São Paulo de evento organizado por sindicalistas que o apoiam

lula_e_moro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, ontem, que se sente enojado com o tratamento que recebe da imprensa e de agentes responsáveis pela Operação Lava-Jato. Em um evento em São Paulo organizado por sindicatos, ele pediu aos presentes para que pressionem os agentes da força-tarefa em relação aos efeitos da operação. “Já ouvi falar que são R$ 200 milhões em prejuízos. Da mesma forma que vocês falam com a Dilma, vocês têm que procurar a força-tarefa e perguntar se eles têm consciência do que estão fazendo com o país”, disse o ex-presidente, que teve suspensa a posse na chefia da Casa Civil de Dilma.

Lula disse, em um longo discurso, que ficou com raiva quando o procurador de São Paulo acusou sua mulher, dona Marisa Letícia, de lavagem de dinheiro. Lula, Marisa e o filho mais velho do casal foram denunciados pelo Ministério Público de São Paulo por suposta ocultação de patrimônio no caso que envolve um tríplex no Guarujá.

O ex-presidente também afirmou que vai ajudar a presidente Dilma Rousseff a governar o país. “Nem que seja a última coisa que eu faça na vida, vou ajudar a Dilma a governar esse país com a decência que o povo merece”, afirmou, em discurso. Segundo Lula, “a companheira Dilma” tinha lhe chamado para compor o ministério em agosto do ano passado. Ele disse não ter aceitado por saber que não é fácil a convivência de presidente e ex-presidente no governo.
“Não sou analfabeto político como alguns pensam. Tenho noção que não é fácil uma presidente conviver na mesma sala com um ex-presidente.” Ele argumentou, contudo, que, com o agravamento da crise, se convenceu de que deveria ajudar.

Lula fez uma comparação histórica para defender a sucessora Dilma Rousseff do que ele e aliados classificam de iniciativa golpista de forças “conservadoras” contra a presidente. E lembrou que o país tem o maior período de estabilidade democrática desde a Constituição de 1988, citando os episódios do suicídio de Getúlio Vargas em 1954 e da deposição de Jango em 1964 com o golpe militar em uma referência ao que, ao ver dele, ocorre hoje.

Em seu longo discurso, ele repetiu a promessa de viajar pelo Brasil para falar contra o impeachment da presidente. “Enganam-se aqueles que pensam que só posso ser ministro para ajudar a Dilma”, disse. Lula também chamou de “babaquice” a divisão que o país hoje atravessa e afirmou que o “tempo mostrará quem está com a razão.” “Se acharem alguém mais honesto do que eu, desisto da vida pública”, afirmou. O ex-presidente chegou ao local de carro, sem falar com a imprensa ou com militantes que tentavam se aproximar.

Fonte: Diário de Pernambuco
Créditos: Diário de Pernambuco