NESTA QUARTA

Empreenderama debate empreendedorismo feminino, ecossistema de inovação e economia criativa

A deputada Camila Toscano falou da importância de uma fonte de renda para tirar a mulher do ciclo de violência e que esse estímulo para empreender deve partir do poder público. “Empreender para a mulher é libertador, pois muitas vezes, a dependência econômica mantém a mulher ao lado do agressor”, disse. 

O terceiro dia da Semana Estadual do Empreendedorismo (Empreenderama) reuniu empresários, políticos e pesquisadores para debater economia criativa, empreendedorismo feminino e ecossistemas de inovação. A atividade foi realizada nesta quarta-feira (6), em João Pessoa pela Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico em parceria com a Uninassau. O evento foi idealizado pelo deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB).

O primeiro debate reuniu a deputada Camila Toscano, Alkíria Rezende (Fórum Mulheres de Negócios), Luciana Balbino- Restaurante Vó Maria (Areia) e Marcela Fuji – Be Labs. A mediadora foi Camila Fonseca. Entre os temas abordados estiveram: empreender para tirar a mulher do ciclo de violência, volta ao mercado após maternidade e oportunidade de garantir renda através do empreendedorismo.

A deputada Camila Toscano falou da importância de uma fonte de renda para tirar a mulher do ciclo de violência e que esse estímulo para empreender deve partir do poder público. “Empreender para a mulher é libertador, pois muitas vezes, a dependência econômica mantém a mulher ao lado do agressor”, disse.

Outro tema debatido foi a volta ao mercado de trabalho após a maternidade. Marcela Fujiy da Be Labs destacou que 50% das mulheres ou são demitidas ou pedem demissão quando se tornam mães. “As empresas precisam entender que a mulher a ser mãe não é mais a mesma”, disse.

Já Luciana Balbino, dona do Restaurante Vó Maria, falou da sua jornada desde a infância como empreendedora. Quando criança começou a empreender e fez uma plantação de maracujá. Contou como montou o restaurante e os negócios paralelos de turismo de experiência que garantem emprego e renda para a comunidade. “Empreender nos deu dignidade”, afirmou.

Economia criativa – A mesa redonda economia criativa teve como mediador o advogado e pesquisador Romulo Oliveira que destacou que essa temática não é atual e que o economista Celso Furtado já falava de conceitos desta área desde 1978. Afirmou ainda que essa é a primeira fez que a Paraíba se reúne para debater ecossistemas criativos.

O debate contou com a participação de Adriana Guimarães (Jardim das Margaridas) que falou sobre Moda sustentável e o leque de coisas que podem ser feitas a partir desse conceito; Gianna Lucena que contou que começou a empreender por necessidade e hoje tem o brechó Vai e Vem Empório Infantil.

Carol Trindade da Trindade Consultoria afirmou, durante o debate, que q criatividade pode agregar valor ao produto e que existe algo que tem mais valor que bens materiais que são as ideias. “Boas ideias muitas pessoas tem, mas nem todas tem coragem de executar”, disse.

Inovação – O debate sobre Ecossistemas de Inovação foi comandado pelo vereador e presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo, Thiago Lucena, que disse que é fundamental ligar as pessoas para se gerar tecnologia e inovação. Também participaram do debate O auditor do TCE-PB Andre Agra; Clynson Oliveira da Ação Consultoria, Normando Vituriano da Startup CBook e Bruno Sitônio da Casa do Empreendedor.

Fonte: Múltipla Comunicação
Créditos: Assessoria de Imprensa