desabafos no twitter

Em tom de despedida, Ernesto Araújo alfineta senadora Kátia Abreu

Ministro das Relações Exteriores disse que assunto preferencial da senadora em encontro recente não eram vacinas, mas negociações sobre o 5G

Em meio à fritura política, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, tirou a tarde desta domingo (28/3) para desabafos no Twitter.

Em uma primeira publicação, agradeceu a todas as pessoas que manifestam apoio a ele e ao trabalho quem vem desempenhado na pasta.

“Agradeço a todos os que têm manifestado apoio a mim e ao meu trabalho”, diz Araújo citando uma estrofe do Hino da Independência.

Em seguida, partiu para o ataque, afirmando que, em encontro recente com a senadora Kátia Abreu (PP-TO), a parlamentar teria preferido falar sobre as negociações em torno do 5G do que a respeito das dificuldades diplomáticas enfrentadas com a China e a Índia para a importação dos insumos necessários à produção das vacinas contra Covid-19 no Brasil.

Segundo o diplomata, a parlamentar teria dado a entender que ele seria o “rei do Senado” ao fazer “um gesto em relação ao 5G”.

O Metrópoles procurou a senadora Kátia Abreu para que ela comentasse a declaração, mas foi informado por sua assessoria que ela está em Tocantins.

Na quarta-feira (24/3), durante uma sessão remota do Senado Federal, os parlamentares pressionaram Araújo e cobraram sua saída imediata do cargo. Na avaliação dos senadores, o chanceler falhou ao lidar com as questões internacionais relativas ao enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Com a imagem extremamente desgastada na composição do governo federal, o chefe do Itamaraty ainda resiste à pressão feita para que renuncie ao cargo. Já existem, inclusive, nomes cotados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a substituição. A busca seria por um substituto com perfil menos ideológico e que tenha melhor receptividade no meio político.

Pressão interna
Em carta aberta publicada no sábado (27/3), um grupo de mais de 300 diplomatas pediu a saída do governo do atual ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e ainda acusou a atual política externa do Itamaraty de causar “graves prejuízos para as relações internacionais e a imagem do Brasil”.

https://twitter.com/ernestofaraujo/status/1376234124600565761

Fonte: Metrópoles
Créditos: Metrópoles