Confusão

Em sessão tumultuada, deputados se retiram da ALPB após Cabo Gilberto ter permanência autorizada

Em sessão tumultuada nesta terça-feira (5), os deputados estaduais aprovaram, por maioria, para que a sessão fosse continuada, mesmo com a presença do deputado estadual Cabo Gilberto (PSL) em plenário.

O imbróglio ocorreu pois Cabo Gilberto foi para a ALPB, neste primeiro dia de retorno às atividades presenciais (de forma híbrida), sem estar vacinado contra a Covid-19, apenas portando um teste negativo para a doença. O debate sobre a permanência ou não de Gilberto durou mais de duas horas.

Segundo o regimento de retorno à casa aprovado na última semana, seria exigido a comprovação da vacinação contra a Covid-19 tanto para deputados quanto para servidores.

Com isso, os deputados Anísio Maia (PT), Inácio Falcão (PCdoB), Hervázio Bezerra (PSB) e João Gonçalves (Podemos) alegaram “constragimento” com a presença de Cabo Gilberto no plenário e se retiraram da Assembleia. Os parlamentares argumentaram que, por serem deputados, também estão incluídos nas regras estipuladas pela Mesa Diretora.

Posteriormente, sem dizer datas, Cabo Gilberto afirmou que será vacinado contra a Covid-19.

Passaporte da vacina

Durante a sessão, a ALPB aprovou o chamado passaporte da vacina, por 20 votos a favor e 7 contra. A Lei coloca em prática a regra de apresentação de comprovante da vacina para entrada em espaços públicos e privados da Paraíba. A pauta foi adiada duas vezes após aprovação por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. O texto agora segue para sanção do governador João Azevêdo (Cidadania).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba