Debate

Em resposta a Bruno Cunha Lima, secretaria de saúde da PB divulga dados de leitos de UTI

A secretaria estadual de Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (8), dados comparando a quantidade de leitos de UTI e de enfermaria no combate à covid-19 nas regiões de João Pessoa e Campina Grande. O comparativo foi publicado como forma de rebater o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), que alegou redução do número de UTIs no estado. Os dados divulgados pela SES são referentes a maio de 2020 e março de 2021.

Os números mostram que na região de João Pessoa, houve uma aumento do número de leitos de UTI Covid de 112 para 212. Com relação aos leitos de enfermaria, houve uma redução de 306 para 281. No entanto, segundo a secretaria, a redução se deu pelo fato de que 130 leitos de enfermaria estavam no Hospital Solidário, instalado no estacionamento do Hospital Metropolitano, em Santa Rita.

Já em Campina Grande, houve aumento tanto para leitos de UTI como de enfermaria. O primeiro tipo subiu de 54 para 139 e o segundo de 109 para 202.

Críticas

Em live neste domingo (7), Bruno questionou a gestão da secretaria estadual no tocante à pandemia no Estado. Usando dados do Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB), Bruno disse que a capital João Pessoa, tinha, em meados de 2020, 128 leitos de UTI, e em 19 de fevereiro de 2021 registrava 75 leitos. Em termos de leitos de enfermaria, o município sofreu queda de 291 para 90, no mesmo período.

Um dia anterior, no sábado (6), quando o governo do estado lançou a nova avaliação do Plano Novo Normal, que classificou Campina Grande como bandeira laranja, Bruno disse que a cidade não poderia ser penalizada “por estar ajudando irmãos de outras cidades”.

Fonte: Polêmica Paraíba com Jornal da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com Jornal da Paraíba