Veja vídeo

Em pronunciamento, Lula detona tarifa dos EUA, critica big techs e chama apoiadores da medida de 'traidores da pátria

Em pronunciamento, Lula detona tarifa dos EUA, critica big techs e chama apoiadores da medida de 'traidores da pátria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta quinta-feira (17) para reagir à decisão do governo dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

A medida foi anunciada pelo ex-presidente americano Donald Trump e inclui ainda a abertura de uma investigação contra o Pix, sistema de pagamentos brasileiro, sob acusação de concorrência desleal no setor.

Durante a fala de 4 minutos e 50 segundos, transmitida às 20h25, Lula classificou as ações como tentativa de interferência externa e afirmou que o Brasil não se curvará a pressões políticas ou comerciais.

“Não aceitaremos imposições que ameacem a soberania nacional ou prejudiquem a inovação brasileira. O Brasil é um país soberano e exige respeito”, declarou o presidente.

A decisão americana provocou reações de parlamentares, representantes do setor produtivo e membros do governo federal. O Palácio do Planalto estuda, inclusive, acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) para questionar a legalidade das medidas adotadas pelos EUA.