NOS EUA

EM PROGRAMA: Filho de Bolsonaro chama prefeito de NY de "marxista" após ele criticar o presidente por não ter se vacinado

Durante uma entrevista ao programa Tucker Carlson, da Fox News, nessa última terça-feira, (22), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) chamou o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, de “marxista”. A declaração ocorre dias após o Blasio crítico a ida do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à cidade, sem ter se vacinado contra Covid-19, para participar da 76ª Assembleia Geral da ONU.

Questionado pelo apresentador se o presidente brasileiro havia cogitado desistir da viagem em razão do pronunciamento do prefeito de Nova York, Eduardo disse que “pessoas de esquerda querem tudo” e afirmou que de Blasio é “marxista”, expressão que se refere a entusiastas da obra do sociólogo Karl Marx.

“Aconteceu em 2019 e mostra como pessoas de esquerda são. Elas querem controlar tudo. Mas eu sei que de Blasio é um marxista que segue muito o que (filósofo italiano) Antônio Gramsci diz”, afirmou o parlamentar.

Carlson insistiu na pergunta ao indagar o deputado se, para ele, era tão óbvio que de Blasio era um marxista. Eduardo confirmou.

“Com certeza. Quando você pensa que sabe o que é melhor para as outras pessoas mais do que a opinião delas, isso mostra quem você é”, disse o deputado, que ainda citou a Venezuela quando questionado se os políticos norte-americanos parecem “totalitários” ao retirarem um direito das pessoas.

“Eu tenho um conselho para o povo americano. Não achem que a Venezuela é algo muito distante de vocês. Na década de 90, se você falasse aos venezuelanos que um dia a Venezuela se transformaria numa ditadura, eles nunca levariam a sério. Essa é uma mensagem forte com a qual você precisa se importar.”

Em entrevista na última segunda-feira, de Blasio criticou Bolsonaro por viajar aos Estados Unidos sem ter se imunizado. Citando nominalmente o mandatário brasileiro, o prefeito afirmou que se “não quer se vacinar, não se dê o trabalho de vir”.

“Há protocolos fortes em vigor. Nós precisamos mandar uma mensagem para todos os líderes globais, incluindo mais notoriamente Bolsonaro, do Brasil, que se você quer vir aqui, é necessário estar vacinado. Se você não quer se vacinar, não se dê o trabalho de vir”, disse De Blasio, enquanto a tela a seu lado estampava uma foto do presidente brasileiro com expressão triste e a frase: “Se vacine”.

Em suas redes, de Blasio também marcou Bolsonaro em uma publicação que mostrava o presidente brasileiro comendo pizza na calçada em razão das normas em vigor em Nova York para não vacinados. O post dizia: “Bem-vindo a Nova York, Bolsonaro”. Em outro post irônico, o prefeito avisou sobre os locais de vacinação na cidade.

Troca de farpas
Em 2019, Bill de Blasio já havia se existido em uma troca de farpas com o Bolsonaro. As desavenças definidas em abril, quando um grupo pediu o cancelamento de uma homenagem da Câmara de Comércio Brasil-EUA ao presidente brasileiro. Inicialmente, o prêmio seria entregue a Bolsonaro em Nova York, mas o prefeito deixado claro que o presidente brasileiro não seria bem-vindo.

De Blasio acusou o presidente brasileiro de ser “racista, homofóbico e destrutivo” e Bolsonaro rebateu chamando o prefeito de radical. Ele erigido o apoio, entre outros, do vice-presidente Hamilton Mourão , que acusou o líder americano de ofender todos os brasileiros.

À época, o presidente cancelou a visita a Nova York e transferiu a agenda para Dallas, no Texas. Foi substituído no evento de Nova York pelo governador de São Paulo, João Doria, que mandou um recado para De Blasio no discurso e pediu que o americano fosse gentil com o presidente do Brasil. Hoje, o próprio Doria é um desafeto do presidente.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: O Globo