recursos desviados

Em Pedra Lavada: Diretora confirma desvio de verba da merenda e prefeito culpa "má gestão" da escola - VEJA VÍDEO 

A diretora da Escola Estadual Graciliano Fontini Lordão, em Pedra Lavrada, Luzia Helena Dantas, em entrevista a REDE SERIDÓ PARAÍBA confirmou, na manhã desta quinta-feira (21), que a escola teve recursos destinados à merenda escolar dos alunos desviados pela coordenadora administrativa financeira da instituição de ensino estadual.

A Rede Seridó Paraíba, Luzia Helena afirmou que a escola é administrada por um conselho escolar ativo denominado “Trio Gestor”, que é formado por: Gestor, Coordenador Administrativo Financeiro (CAF), Coordenador Pedagógico (CA) e os Coordenadores de áreas, além do presidente do conselho escolar.

Segundo Luzia, para ter acesso aos programas de transferência de recursos o gestor e o presidente do conselho possuem uma chave de acesso e que a coordenadora administrativa financeira era quem estava responsável por realizar todas as transações financeiras da escola.

“São duas chaves J. A chave J do diretor e a chave J do presidente do conselho, porque quando você esta fazendo as transferências ai valida com a chave J do gestor e a do presidente do conselho, mas o coordenador financeiro tinha todo o acesso às duas chaves”, disse.

Luzia sustenta que só descobriu os desvios das verbas da merenda após receber uma cobrança de um dos fornecedores da merenda da escola. E que quando não conseguiu baixar os extratos bancários da escola, procurou a unidade do Bradesco expresso, em Pedra Lavrada, para ter acesso ao histórico bancário, foi então que se confirmaram os desvios financeiros.

“O fornecedor me mandou uma mensagem cobrando um repasse do recurso da merenda que não tinha sido feito. Quando a gente foi abrir o gerenciador para tirar os extratos para saber o que estava acontecendo, o gerenciador estava travado e a gente não conseguiu abrir”, disse.

Luzia garante que os extratos bancários da escola mostram que foram realizadas seis transferências dos recursos da escola para a conta privada da coordenadora administrativa financeira Séfora Maria Porto de Sousa que totalizaram R$ 8.706,86.

As transferências aconteceram na seguinte ordem:

• 31/07/2019 – 2.000,00
• 02/08/2019 – 1.000,00
• 27/09/2019 – 1.200,00
• 22/10/2019 – 2.000,00
• 23/10 /2019– 996,86
• 30/10/2019 – 1.510,00

Total = R$ 8.706,86

Luzia pontua que a coordenadora administrativa financeira também era a vice-diretora do Graciliano Fontini Lordão e que seu maior erro foi ter confiado demais, por isso, hoje se sente traída.

“Eu tinha confiança nela. Confiava e perguntava: Você já fez as transferências ? ela respondia que sim, ai sempre me dizia que tinha diminuído o recurso do almoço, mas essa diminuição era, justamente, o que ela transferia para a conta dela. O meu erro foi confiar demais, porque eu nunca tive problemas nesses nove anos de gestão escolar. Eu me senti traída, muito traída. Eu dei toda confiança e ela usou de má fé. Ela não pensou na escola, ela não pensou que tirou da boca dos estudantes […] Eu espero que seja feita justiça”, disse.

Luzia finalizou afirmou que a 4ª Gerência Regional de Ensino já afastou a CAF da escola Graciliano e que um novo CAF deve ser designado, ainda este ano, para instituição de ensino. A diretora ressaltou que um Boletim de Ocorrência foi feito na delegacia do município de Picuí para que as providências judiciais sejam tomadas na esperança que todo o recurso desviado seja devolvido para os alunos.

Entenda o caso

O prefeito de Pedra Lavrada, Seridó paraibano, Jarbas Melo (PSD) usou suas redes sociais, no final da manhã da última quarta-feira (20), para informar que iria solicitar a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e a 4ª Gerência Regional de Educação explicações sobre o possível desvio de recursos da merenda escolar da Escola Estadual Graciliano Fontini Lordão.

O prefeito afirmou em vídeo que acredita que seja do conhecimento da população do município de Pedra Lavrada os desvios do recurso da merenda da escola estadual devido a má gestão escolar.

“O que está acontecendo no colégio do Estado? Toda a cidade eu acho que já está sabendo, se refere aos desvios dos recursos da merenda do colégio do Estado na nossa cidade por conta de que? Da má gestão”, disse.

O prefeito faz menção ao vereador Guri (DEM) durante o seu vídeo por sua esposa Luzia Helena Dantas ser a diretora escolar da Escola Graciliano Fontini Lordão.

“Estarei comunicando ao Estado através de ofício. Estarei comunicando a 4ª gerência através de ofício para que as providências sejam tomadas. É bom que você cidadão, você lavradense que tem aluno na escola estadual, procure a direção procure se informar do que está acontecendo com o dinheiro da merenda pra onde estava indo esse dinheiro para que as coisas sejam realmente esclarecidas e sejam investigadas”, disse.

Confira o vídeo do prefeito Jarbas Melo:

 

 

Fonte: Rede Seridó
Créditos: Rede Seridó