Eleições municipais

Eleições para João Pessoa e os rumos do governador João Azevêdo

 

As eleições municipais de 2020 estão chegando, e até esta data, a maior incógnita remanescente quanto à eleição para prefeito em João Pessoa fica por conta do candidato do governador João Azevêdo (Cidadania). Tanto o governador como seu partido indicaram que há três caminhos possíveis, que serão destrinchados a seguir.

O primeiro deles seria uma candidatura própria do seu partido. Os nomes mais cotados para essa posição seriam os vereadores Léo Bezerra (o mais votado nas últimas eleições para vereador, em 2016) ou Bruno Farias, presidente municipal do Cidadania, que já vem lançado suas propostas nas redes sociais. Se esse for o caminho seguido pelo governador, caberá a ele decidir quem será o escolhido, com o total apoio do partido.

O segundo caminho seria buscar um candidato na sua base, que recentemente teve a adesão de dois deputados estaduais, antes de oposição, Raniery Paulino (MDB) e Eduardo Carneiro (PRTB). Os rumores apontam para quatro nomes caso o governador opte por sua base aliada: o próprio Eduardo Carneiro (PRTB), Anísio Maia (PT), Wilson Filho (PTB) e Raoni Mendes (DEM).

Ainda há um terceiro caminho em que o governador João Azevêdo poderia seguir, que é buscar um candidato de fora do partido e de sua base aliada, e o nome mais cotado nessa vertente seria do ex-senador, ex-ministro, ex-prefeito e ex-governador Cícero Lucena (PP). Contudo, a candidatura de Cícero ainda é uma incógnita, visto que ele pode se tornar inelegível se o Tribunal de Contas da União (TCU) julgar irregulares suas contas durante seu segundo mandato de prefeito de João Pessoa (2000-2004).

A decisão deverá ser feita nos próximos dias. Pelos rumores que correm pela capital nas últimas semanas, dessa lista de sete pré-candidatos, os nomes mais cotados para um eventual segundo turno na eleição deste ano seriam Eduardo Carneiro e Cícero Lucena.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba