Em novembro

ELEIÇÕES DA OAB-PB: Pré-candidatos explicam articulações para a definição dos conselheiros federais em suas chapas - ENTENDA

Os quatro pré-candidatos à presidência da OAB-PB para as eleições que acontecem no fim deste ano estão articulando, em suas respectivas campanhas, as importantes indicações que farão para o cargo de conselheiro federal da OAB. Deverão ser escolhidos três nomes titulares e outros três suplentes (com paridade de gênero, ou seja, metade composta por homens e metade por mulheres), para que representem a Paraíba no Conselho Federal da Ordem de Advogados do Brasil.

A redação do Polêmica Paraíba ouviu os quatro postulantes ao cargo de presidente, para saber como andam suas respectivas indicações ao posto. Todos afirmaram que ainda está bastante cedo para ter qualquer confirmação, uma vez que as eleições acontecem apenas em novembro. Confira a seguir como está a movimentação de cada um:

Harrison Targino

Harrison, candidato apoiado pelo atual presidente da OAB-PB, Paulo Maia, disse que por as eleições ocorrerem apenas em novembro, não há qualquer confirmação e que terá ainda bastante tempo para dialogar com os advogados do seu grupo.

“Nós estamos ainda construindo. O momento é de construção da chapa, com diálogo com os advogados e advogadas da Paraíba e nesse sentido ainda não há definição de nomes específicos. Nós fazemos parte do movimento que é apoiado pela atual direção da OAB, o presidente Paulo Maia, e esse movimento tem valorosos e valorosas colegas, e a definição ocorrerá em tempo oportuno dentro desse grupo. A eleição é em novembro ainda, então temos um bom tempo de diálogo interno e externo”, disse.

Maria Cristina

Maria Cristina, única pré-candidata mulher no pleito, também foi a única a confirmar um nome. Ela revelou que o advogado Wilson Sales Belchior será um dos integrantes da sua chapa como conselheiro federal, e que o advogado Romulo Palitot será o candidato como vice-presidente. Maria afirmou ainda que a chapa segue em processo de construção “paulatina”.

“Essa composição da chapa será formada de forma paulatina e com a participação de todos. Nós estamos em um período de pré-campanha, pré-candidatura, é muito cedo para se falar em chapa”, disse.

Wilson é advogado especializado em contencioso, com atuação reconhecida em direito bancário, financeiro e cível, atendendo a diferentes setores econômicos. Ele também é palestrante, professor em cursos de pós-graduação, autor de artigos em livros, jornais e periódicos especializados e atualmente é conselheiro federal da OAB durante o triênio 2019-2021 e presidente da Comissão Especial de Direito Bancário do CFOAB.

Raoni Vita

Raoni foi mais um que alegou a prematuridade de definição. Ele afirmou estar em processo de “consolidação de alianças” para, a partir daí, poder formalizar os nomes.

“Ainda estamos em fase de consolidação de alianças para termos uma definição dos nomes. Não está fechado o nosso futuro Conselho. Ainda é um pouco prematuro estabelecer isso”, disse.

Inácio Queiroz

Inácio Queiroz disse que não tem chapa formada. Ele adiantou que seu grupo de apoios está formado, mas que apenas no “momento certo” os nomes da chapa serão definidos. Inácio afirmou que irá ouvir toda a classe, e que irá selecionar “de maneira natural e republicana” aqueles que tenham os mesmos ideais que os seus.

“Esse é o diferencial da nossa campanha, temos vários apoiadores, mas, em princípio, decidimos ouvir a classe, conversar com a advocacia paraibana. A chapa será formada de maneira natural e republicana, por pessoas que tenham os mesmo ideais do pré-candidato a presidente, quais sejam: coragem e vontade de lutar efetivamente pela Classe”, falou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba