Bastidores

ELEIÇÕES 2024: PT vai fazer ou não prévias ? Novamente o partido está dividido e decisão vai para o tapetão em Brasília - ENTENDA

O PT é o único partido na capital que ainda não definiu quem será o seu candidato. Os Deputados Estaduais Cida Ramos e Luciano Cartaxo se colocaram à disposição e concordaram na realização de uma prévia interna para a escolha do nome irá que representar a legenda no pleito de 6 de outubro.

Arte: Marcelo Jr

O PT é o único partido na capital que ainda não definiu quem será o seu candidato. Os Deputados Estaduais Cida Ramos e Luciano Cartaxo se colocaram à disposição e concordaram na realização de uma prévia interna para a escolha do nome irá que representar a legenda no pleito de 6 de outubro.

A realização da prévia seria debatida e definida numa reunião que  foi marcada para a última sexta-feira (1), mas por falta de quórum, a decisão foi adiada para uma reunião que acontecerá nesta terça-feira (5). O grupo de Cartaxo e Ricardo Coutinho boicotaram a reunião.

O Presidente Estadual Jackson Macedo afirmou que integrantes ligados a Luciano Cartaxo, ao deputado federal Luiz Couto e ao ex-Governador Ricardo Coutinho esvaziaram o evento. E foi ainda mais enfático ao dizer que a candidatura de Cartaxo usa o partido como trampolim político, “O que aconteceu foi gravíssimo. Estão boicotando as regras do PT, desrespeitando o PT e as instâncias partidárias. É a prova do que eu venho dizendo já há algum tempo, é um projeto que não se preocupa com o PT, que usa o PT como escada, como trampolim para um projeto personalista, familiar, individual, não tem nada de projeto partidário”.

Cartaxo disse em entrevista que o diretório nacional pode ser quem decida o candidato sem precisar passar pela aprovação do nome escolhido em prévia. ” As prévias são um caminho natural de disputa dentro do PT, tá certo? Agora, não impede da Direção Nacional fazer essa avaliação, fazer essa leitura, como está fazendo em várias capitais do Brasil, para buscar um consenso, né? Isso é um processo que está sendo discutido aqui em João Pessoa pela Direção Nacional”

Pensando nessa disputa interna, o Polêmica apresenta um panorama de como os principais atores do partido se comportam nessa situação e qual candidato eles estão apoiando.

Luciano Cartaxo

O ex-Prefeito da capital tem como principais cabos eleitorais o ex-Governador Ricardo Coutinho, o Deputado Federal Luiz Couto e o ex-Presidente do Diretório Municipal Antônio Barbosa.

Surpreende esse apoio de Coutinho a candidatura de Cartaxo, pois os dois foram rivais em várias disputas políticas, incluindo a de 2016, quando Ricardo que tinha uma ótima aprovação no Governo, decidiu colocar Cida Ramos como concorrente a Luciano, sendo derrotado de  forma categórica.

Cida Ramos

Cida tem como principais cabos eleitorais, o Vereador Marcos Henriques, único representante do partido na Câmara Municipal e que após desistir da disputa, se mostrou sempre ao lado da Deputada e os Presidentes dos Diretórios Municipais e Estaduais, Marcos Túlio e Jackson Macedo.

Ramos também tem maioria dos apoios nos coletivos e grupos internos do partido, o que indicariam uma superioridade numérica na prévia e a consequente indicação para ser a candidata do PT.

Fonte: Polêmica Paraíba/Termômetro da Política
Créditos: Polêmica Paraíba