Análise

ELEIÇÕES 2024: Cinco dos principais jornalistas políticos do estado opinam sobre a disputa em Cajazeiras

Um dos principais assuntos da política paraibana é a situação em Cajazeiras. Até o momento, três políticos já têm seus nomes à disposição como pré-candidatos. O atual gestor, Zé Aldemir, anunciou o nome de Alysson Lira, conhecido como ‘Neguinho do Mondrian (PP)‘, como o seu candidato a sucessão. Ele já foi vereador da cidade por dois mandatos e é o atual secretário municipal de Infraestrutura.

Arte: Marcelo Jr

Um dos principais assuntos da política paraibana é a situação em Cajazeiras. Até o momento, três políticos já têm seus nomes à disposição como pré-candidatos. O atual gestor, Zé Aldemir, anunciou o nome de Alysson Lira, conhecido como ‘Neguinho do Mondrian (PP)‘, como o seu candidato a sucessão. Ele já foi vereador da cidade por dois mandatos e é o atual secretário municipal de Infraestrutura.

Neguinho terá o apoio do Prefeito, da sua esposa e Deputada Doutora Paula e do grupo composto pelos ex-Prefeitos, Carlos Antônio e Doutora Denise e o Deputado Júnior Araújo, em uma aliança que surpreendeu a cidade, após anos de brigas entre os dois grupos.

O segundo nome é do médico Dr. Pablo Leitão (sem partido), que era cogitado para ser escolhido por Aldemir para ser seu sucessor, mas que decidiu se pré-candidatar ao cargo depois de ser preterido pelo atual prefeito. Como apoio a Pablo, 3 Vereadores e 7 Secretários também deixaram o grupo da situação.

Fechando os pré-candidatos, temos o Deputado Chico Mendes (PSB). Eleito pela primeira vez em 2022, Mendes já foi prefeito por dois mandatos em São José de Piranhas e tem o apoio do Governador João Azevêdo e tem na figura do ex-Deputado Jeová Campos, seu principal articulador.

Pensando nessa pauta que diariamente movimenta os portais de política no estado, nós conversamos com 5 dos principais jornalistas políticos da Paraíba, trazendo análises detalhadas e os desdobramentos que cada um aponta, para o pleito de outubro.

Arte: Marcelo Jr

Mariana Moreira: Jornalista com passagens em várias empresas de comunicação de Cajazeiras, Mariana é professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cajazeiras. A jornalista tem uma vasta produção de artigos, além de participações em bancas julgadores e de orientações e tem prestado assessoria mais diversas junto aos órgãos da sociedade civil organizada, à Igreja e a núcleos de defesa da mulher e dos agricultores.

Mariana acredita que não exista chance de uma terceira via em Cajazeiras, ” Pablo se apresenta como um candidato neutro, eu não acredito em que fala em neutralidade. A sua filiação a um partido já demonstra qual sua posição, se será de centro, direita ou esquerda. Ao se colocar a uma alternativa ao grupo de Zé Aldemir e Chico Mendes, você precisa mostrar algo diferente, e até agora ele não apresentou nenhuma proposta, ou um possível plano de governo”.

A jornalista afirma que um provável apoio de Lula, pode ser o diferencial para a candidatura de Chico Mendes, ” Em todas as candidaturas de Lula, ele foi vitorioso aqui em Cajazeiras. Se tudo for muito bem costurado, com Lula apoiando publicamente o nome de Chico, isso pode ser bastante vantajoso para ele e Jeová, pois se formos lembrar tanto o Prefeito, como o próprio Pablo, declararam voto a Bolsonaro nas últimas eleições”.

Arte: Marcelo Jr

Gilberto Lira – Gilberto Lira é jornalista profissional desde 2006. Trabalhou no Sistema Correio da Paraíba, Sistema Arapuan de Comunicação, Rádio Alto Piranhas, Mais FM e também foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Cajazeiras entre os anos de 2013 e 2016. Gilberto é o atual chefe de redação e diretor presidente do Portal Resenha Politika.

Gilberto não se surpreendeu com a aliança entre os grupos de Júnior Araújo e José Aldemir, ” Quando Carlos Antônio era Prefeito de Cajazeiras, ele apoiava Zé Aldemir na disputa para a Assembleia. A população não entende como isso aconteceu, principalmente após os repetidos ataques de ambos os lados, mas eles já foram aliados, e tem noção de quais são os melhores interesses para cada lado”.

Lira acredita que Neguinho da Mondrian é um nome competitivo, ” Ele se preparou para isso, foi Vereador por dois mandatos e abdicou da reeleição em 2020, pensando em uma disputa no executivo, após a saída de José Aldemir. Mas ainda não sabemos como esse apoio do Prefeito se transformará em votos, José Aldemir como cabeça de chapa é uma coisa, ele apoiando um sucessor, é uma coisa completamente diferente. O Prefeito tem uma aprovação entre 60 e 70%, mas a pergunta que fica é, quem aprova vota? nem sempre isso acontece, só mais para frente, vamos conseguir ver as movimentações com mais clareza”.

Arte: Marcelo Jr

Christiano Moura – Christiano é jornalista, editor do blog Coisas de Cajazeiras e da revista Oba!. Membro efetivo fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).

Christiano diz que a aliança entre os grupos de José Aldemir e Júnior Araújo caíram como uma bomba em Cajazeiras, ” A gente sabe que Zé Aldemir não tem um sucessor direto, um filho, ou um sobrinho, que possa seguir o seu legado e Júnior e Paula começaram a conversar e costuraram essa aliança que caiu como uma bomba entre a população, pois após tantos ataques, ninguém esperava que eles voltassem a ser aliados e com um plano todo pronto, em que Júnior indicava o Vice, Paula abriria mão da reeleição para Júnior e Zé seria o Federal de toda região”.

“Tudo muito bonitinho entre eles, mas Chico se sentiu traído, pois costurava uma aliança com Júnior e ao afirmar que sairia candidato, conseguiu angariar um apoio que o grupo da situação, não imaginava que fosse tão cedo, que foi a fala do Governador, sendo categórico ao afirmar que Júnior fez sua escolha, mas que o seu candidato é alguém do PSB e a palavra de João tem muita força em qualquer disputa, ainda mais em uma cidade como Cajazeiras”.

Moura acredita que o recorte de momento mostra uma eleição com tudo para ser decidida nos detalhes, ” A eleição tem tudo para ser duríssima, com jeito de ser decidido no último boletim da urna eletrônica. O exemplo de Carlos Antônio em 2008 pode acontecer em 2024, ele tinha vários nomes para a sucessão, escolheu um que não tinha força política e perdeu de forma vergonhosa. Falo isso em razão dos últimos acontecimentos que mexeram ainda mais no tabuleiro da cidade, se você me perguntasse em novembro, eu diria que se o Prefeito colocasse um poste como candidato, ele venceria, mas com o crescimento de Chico Mendes e a saída conturbada de Pablo, tudo ficou muito imprevisível”.

Arte: Marcelo Jr

Silvano Dias – Silvano Dias trabalha na Rádio Difusora de Cajazeiras 1070, e atualmente apresenta o tradicional programa Boca Quente e o Bom dia Notícia. Ele também assina o blog do Silvano Dias, onde traz novidades das regiões do Alto Piranhas e Vale do Rio do Peixe.

Silvano acredita que mesmo com as últimas baixas, o grupo do Prefeito está a frente da oposição, ” José Aldemir perdeu Pablo Leitão, sete secretários, que no caso são técnicos e que não trazem votos e três Vereadores que nesse caso é o grande prejuízo que aconteceu ao Prefeito. Mas ele tem ganhou muito mais, temos no caso, as entradas de um Deputado Estadual, dois ex-Prefeitos, os vereadores Léa Silva, Lindberg Lira e João da Coca e os suplentes Kleber Lima e Moacir Menezes, o que aumentam sua base e número de votos”.

Dias afirma que só existirá disputa se Chico Mendes for o candidato da oposição, ” A questão que existe é, Chico Mendes pode ser candidato? Se ele for, tem disputa. Os outros nomes apresentados não tem chance, podemos citar, Jeová, que não vai sair do PT e que se sair candidato, irá derrubar a narrativa do Governador em apoiar um candidato do PSB, pois se ele não apoiar alguém do seu partido, ele criará uma rusga com o PP, que é um dos principais partidos da base e que pensando em Cajazeiras, Zé Aldemir e todo seu grupo apoiaram o Governador nas últimas eleições”.

Arte: Marcelo Jr

Jarismar Pereira – Jarismar já trabalhou em vários meios de comunicação de Cajazeiras e no momento atua na Rádio Difusora 1070. Pereira também foi Secretário de Comunicação nas administrações dos Prefeitos Léo Abreu e Carlos Rafael.

Jarismar acredita que Chico conseguiu largar na frente, graças a indefinição da candidatura da situação, ” Chico aproveitou duas situações, primeiro a indefinição do nome de Zé Aldemir e a mudança de Júnior Araújo, que é do PSB e era cotado para ser o candidato da oposição, mas que preferiu se aliar ao grupo do Prefeito. Chico aproveitou esse vácuo e lançou sua pré-candidatura, referendada pelo Governador, o que ajudou sua candidatura a largar na frente nas pesquisas”.

Pereira afirma que a aliança entre os grupos de José Aldemir e Júnior Araújo só terá futuro, se eles tiverem sucesso em 2024, ” A validade dessa aliança depende as eleições de outubro, se eles forem vitoriosos na maior cidade do sertão, o grupo fica bastante fortalecido. Mas existem algumas problemáticas, Zé Aldemir saindo candidato a Deputado Federal, isso não impactaria nos votos de Aguinaldo Ribeiro na região?. Pois Aguinaldo foi o mais votado em Cajazeiras e acredito que não gostaria de perder a prioridade do PP, mas se eles não chegarem a um denominador comum em relação a Câmara, Zé pode sair candidato a Assembleia, ao lado de Júnior”.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba