Pesquisa

ELEIÇÕES 2022: Confira quem são os 12 favoritos a Câmara Federal na visão de cinco dos principais analistas políticos da Paraíba

As eleições de 2022, devem ser as mais acirradas na história da política nacional desde a redemocratização. A disputa por uma das 12 vagas da Paraíba na Câmara Federal não vão deve ficar atrás na emoção e na imprevisibilidade.

As eleições de 2022, devem ser as mais acirradas na história da política nacional desde a redemocratização. A disputa por uma das 12 vagas da Paraíba na Câmara Federal não deve ficar atrás na emoção e na imprevisibilidade.

Em uma demonstração de como esse pleito será disputado, apenas 5 dos prováveis 12 eleitos, foram escolhas unânimes na opinião dos nossos convidados.

A lista final com os 12 favoritos, foi feita em consenso com a votação dos analistas, os nomes mais votados no total, independentemente de partido, foram os escolhidos como os eleitos de momento no levantamento.

Com a indefinição da situação da candidatura, ao senado do Deputado Aguinaldo Ribeiro, os analistas foram unânimes em afirmar que acreditam, na volta de Aguinaldo a disputa pela reeleição na Câmara Federal.

Nonato Guedes, Rui Galdino, Gildo Araújo, Alan Kardec e Fábio Augusto, trazem aos leitores do Polêmica Paraíba, suas análises, surpresas e os palpites de quem serão os prováveis eleitos e os suplentes paraibanos em Brasília.

 

Nonato Guedes

Um dos mais ilustres jornalistas políticos da Paraíba, Nonato Guedes acredita que o PSB irá eleger três Deputados Federais, empatando com o Republicanos, como as duas maiores bancadas da Paraíba na Câmara.

Para Nonato, um dos eleitos será um estreante, o ex-Secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, que teria a companhia do atual Federal, Gervásio Maia e do Deputado Estadual, Ricardo Barbosa.

Guedes não acredita na reeleição de Wilson Santiago e inclui Raniery Paulino, como o terceiro Deputado do Republicanos em Brasília.

Nonato tem dois candidatos que só aparecem nas suas previsões, são eles Rafafá e o Delegado Francisco Azevêdo, ambos prováveis suplentes na visão do jornalista.

Prováveis Eleitos: Ricardo Barbosa (PSB), Gervásio Maia (PSB), Geraldo Medeiros (PSB), Hugo Motta (Republicanos), Murilo Galdino (Republicanos), Raniery Paulino (Republicanos), Julian Lemos (União Brasil), Luiz Couto (PT), Wellington Roberto (PL), Mersinho Lucena (Progressistas), Ruy Carneiro (PSC) e Romero Rodrigues (PSC).

Prováveis Suplentes: Rafaela Camaraense (PSB), Wilson Santiago (Republicanos), Delegado Francisco Azevêdo (Republicanos), Damião Feliciano (União Brasil), Rafafá (União Brasil), Mikika Leitão (MDB), Frei Anastácio (PT), Estela Bezerra (PT), Lucélio Cartaxo (PT), Eliza Virginia (Progressistas), Cabo Gilberto (PL) e Leonardo Gadelha (PSC).

 

Rui Galdino

O advogado e renomado jornalista político, Rui Galdino, é o único entrevistado que crava um candidato do MDB como um provável eleito em Brasília, o ex-Deputado Estadual e atual Vereador da capital Mikika Leitão.

Na comparação com a lista final, o único nome diferente seria o do Cabo Gilberto, que na visão do analista seria suplente do Deputado Wellington Roberto.

Na opinião de Rui, o PSB do Governador João Azevêdo, só elegeria o Deputado Estadual Ricardo Barbosa, mas conseguiria emplacar três suplentes.

O maior partido na Câmara seria o Republicanos que teria três Deputados Federais, e dois suplentes.

Os prováveis eleitos na visão de Rui Galdino seriam: Ricardo Barbosa (PSB), Wilson Santiago (Republicanos), Wellington Roberto (PL), Hugo Motta (Republicanos), Murilo Galdino (Republicanos), Frei Anastácio (PT), Julian Lemos (União Brasil), Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), Mersinho Lucena (Progressistas), Ruy Carneiro (PSC) e Romero Rodrigues (PSC)

Os suplentes: Rafaela Camaraense (PSB), Gervásio Maia (PSB), Geraldo Medeiros (PSB), Damião Feliciano (União Brasil), Raniery Paulino (Republicanos), Cabo Gilberto (PL), Tatiana Medeiros (Republicanos), Estela Bezerra (PT), Caio da Federal (PL), Eliza Virginia (Progressistas), Benjamin Maranhão (MDB) e Leonardo Gadelha (PSC).

 

Gildo Araújo

O Cientista Social pela UEPB, e Bacharel em Comunicação Social também pela UEPB, Gildo Araújo, afirma que Ricardo Barbosa é o mais provável a ser eleito pelo PSB, por ter uma candidatura emergente e que está angariando apoios por todo o estado.

Mesmo com todos os problemas com a família Bolsonaro, Gildo acredita na reeleição de Julian Lemos, pois Julian consegue ter uma capilaridade importante com vários prefeitos e com esses apoios deve ser o favorito para ocupar a vaga de Efraim Filho.

Gildo afirma que a federação PT-PV e PCdoB, terá muita força na Paraíba e pode surpreender, graças a liderança de Lula e a influência do partido no Nordeste, elegendo dois Federais, Luiz Couto e Frei Anastácio.

O analista crê na reeleição de Aguinaldo Ribeiro e vê dois cenários claros para o Progressistas, se Aguinaldo decidir não concorrer ao Senado, ele será reeleito e Mersinho ficará na suplência, mas se Aguinaldo quiser ser o Senador de João, Mersinho facilmente seria eleito ao assumir o apoio e o vácuo dos votos de Aguinaldo.

Prováveis Eleitos: Luiz Couto (PT), Wilson Santiago (Republicanos), Wellington Roberto (PL), Hugo Motta (Republicanos), Murilo Galdino (Republicanos), Frei Anastácio (PT), Julian Lemos (União Brasil), Cabo Gilberto (PL), Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), Ricardo Barbosa (PSB), Ruy Carneiro (PSC) e Romero Rodrigues (PSC).

Prováveis Suplentes: Gervásio Maia (PSB), Rafaela Camaraense (PSB), Mersinho Lucena (Progressistas), Damião Feliciano (União Brasil), Raniery Paulino (Republicanos), Lucélio Cartaxo (PT), Tatiana Medeiros (Republicanos), Estela Bezerra (PT), Patrick Dornelles (PSC), Eliza Virginia (Progressistas) e Leonardo Gadelha (PSC).

Alan Kardec

O Especialista em marketing político e dono do site Politika, Alan Kardec, acredita em um PL forte nessas eleições.

Para Alan, o partido de Bolsonaro, elegeria dois representantes e teria dois suplentes, incluindo a ex-Primeira Dama, Pâmela Bório que teve uma votação expressiva na sua primeira eleição, em 2018.

O Republicanos se tornou em 2022, um dos principais partidos do estado, e essa força tem tudo para se comprovar em outubro, de acordo com Alan.

Na opinião do analista, o partido seria o maior da Paraíba, em Brasília, com três eleitos, e três suplentes, entre eles um estreante na relação, o Vereador da capital, Marmuthe Cavalcanti.

A única diferença da lista final no caso de Alan, seria a troca de um candidato do PSB pelo outro, pois o analista crava a reeleição do Deputado Gervásio Maia.

Prováveis Eleitos: Gervásio Maia (PSB), Wilson Santiago (Republicanos), Wellington Roberto (PL), Hugo Motta (Republicanos), Murilo Galdino (Republicanos), Frei Anastácio (PT), Julian Lemos (União Brasil), Cabo Gilberto (PL), Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), Mersinho Lucena (Progressistas), Ruy Carneiro (PSC) e Romero Rodrigues (PSC)

Prováveis Suplentes: Luiz Couto (PT), Ricardo Barbosa (PSB), Geraldo Medeiros (PSB), Damião Feliciano (União Brasil), Raniery Paulino (Republicanos), Lucélio Cartaxo (PT), Tatiana Medeiros (Republicanos), Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), Pâmela Bório (PL), Eliza Virginia (Progressistas), Queiroguinha (PL) e Leonardo Gadelha (PSC).

Fábio Augusto

O Jornalista formado pela UFPB, dono do site Pauta PB, Fábio Augusto, tem um palpite exclusivo na pesquisa, para o analista, o PSB não teria nenhum Deputado em Brasília, o único candidato do partido ficaria como suplente, no caso Ricardo Barbosa.

Augusto crava o PSC com três nomes, incluindo Leonardo Gadelha como um dos 12 paraibanos eleitos e acredita na reeleição do Deputado Damião Feliciano, com Julian Lemos ficando na suplência.

Candidato folclórico, com votações expressivas em eleições passadas, agora filiado ao MDB, Gobira é uma surpresa na lista de Fábio Augusto, que considera o cajazeirense um dos prováveis suplentes no pleito.

Prováveis Eleitos: Damião Feliciano (União Brasil), Wilson Santiago (Republicanos), Wellington Roberto (PL), Hugo Motta (Republicanos), Murilo Galdino (Republicanos), Frei Anastácio (PT), Mersinho Lucena (Progressistas), Cabo Gilberto (PL), Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), Leonardo Gadelha (PSC), Ruy Carneiro (PSC) e Romero Rodrigues (PSC).

Prováveis Suplentes: Julian Lemos (União Brasil), Luiz Couto (PT), Queiroguinha (PL), Gobira (MDB), Raniery Paulino (Republicanos), Benjamin Maranhão (MDB), Tatiana Medeiros (Republicanos), Caio da Federal (PL), Estela Bezerra (PT), Patrick Dornelles (PSC), Ricardo Barbosa ( PSB) e Eliza Virginia (Progressistas).

 

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba