Escolhas

ELEIÇÕES 2020: Governador Azevedo pode não participar de disputa onde tenha mais de um aliado se enfrentando  - ENTENDA

Uma fala do senador Veneziano Vital do Rêgo deu o tom do desafio a ser enfrentado pelo governador João Azevêdo nas eleições de outubro, quando ele poderá ter aliados disputando as prefeituras das principais cidades do estado.

Uma fala do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB), em entrevista à rádio Arapuan FM, deu o tom do desafio a ser enfrentado pelo governador João Azevêdo nas eleições de outubro, quando ele poderá ter aliados disputando as prefeituras das principais cidades do estado. O parlamentar socialista reafirmou, na quinta-feira (27), o desejo de ter o apoio de João à candidatura da secretária de Articulação Municipal, Ana Cláudia Vital, sua esposa, à Prefeitura de Campina Grande (PMCG). Na ocasião, ele ressaltou que  não vai impor esta condição ao governador.

“Confio plenamente no sentimento de amizade que o governador tem, agora não é esse sentimento de amizade que eu vou explorar para constrangê-lo para uma participação em Campina se ele tiver outros companheiros de oposição. Se ele tiver outra candidatura, não será o Veneziano a fazer ‘beicinho’. Agora, no segundo turno, estaremos juntos. Se ele achar por bem que merecemos, em face ao projeto que efetivamente é exequível, melhor seria. Eu não posso imaginar que o governador poderia me ver como adversário seu”, disse.

Apesar de não ‘impor’ esta ideia ao governador, é um convite mais do que claro ao governador para um apoio na disputa na Rainha da Borborema. Por lá, no campo da esquerda também são cotados para a disputa o deputado estadual Inácio Falcão (PC do B) e Gustavo Feliciano (PDT), filho da vice-governadora Lígia Feliciano. O partido do governador João Azevêdo, o Cidadania, ainda não se definiu sobre as eleições na cidade.

Assim como em Campina Grande, na Capital, aliados de João Azevêdo estarão na disputa pela prefeitura. O próprio Cidadania já sinalizou que deverá ter candidatura própria na Capital. “Nós devemos aprofundar esse debate. Temos que fazer essa discussão interna com muita cautela”, disse recentemente o presidente municipal da legenda, o vereador Bruno Farias. Se confirmada, a candidatura do Cidadania deverá disputar contra o aliado DEM, que lançou recentemente o nome do ex-vereador Raoni Mendes à Prefeitura da Capital.

Este cenário pode se reproduzir em outras cidades do estado, a exemplo de Cajazeiras, onde o grupo ligado ao governador João Azevêdo deve ter duas candidaturas. São lembrados para o duelo a ex-prefeita Denise Albuquerque, que deve concorrer pelo Cidadania e ter o apoio do deputado estadual Júnior Araújo (Avante), e Marcos Campos (PSB), que deve ser candidato apoiado por seu irmão, o deputado Jeová Campos, também aliado a Azevêdo.

Aguarda-se, portanto, qual será a postura de João diante das postulações de aliados. Uma fonte ligada ao governador, no entanto, avaliou que ainda é muito cedo para tomar decisões. “Vamos aguardar ainda as filiações”, resumiu. Mas em alguns casos já certo que o governador não vai se envolver do pleito.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba