Sem disputa

Eleições 2020: Coremas é segunda cidade paraibana que tem apenas um candidato a prefeito

Motivo é que, nesta terça-feira (20), a candidatura da atual prefeita, Chaguinha de Edilson, foi indeferida pelo Ministério Público Eleitoral

Pouco mais de 15 mil habitantes habitavam a cidade de Coremas, segundo os últimos dados do Censo, em 2010. E nas eleições deste ano, os eleitores da cidade, que faz parte da região geográfica de Patos, têm apenas uma opção de candidato à prefeitura. O motivo é que, nesta terça-feira (20), a candidatura da atual prefeita, Chaguinha de Edilson, foi indeferida pelo Ministério Público Eleitoral. Dos 223 municípios paraibanos, apenas São José do Sabugi tinha candidato único.

O único candidato agora é Antônio Lopes (PSDB), que já teve a candidatura deferida. De acordo a plataforma DivulgaCand, do TSE, o médico tem 71 anos, é casado e natural da cidade.

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião, no início de outubro, Chaguinha de Edilson liderava a disputa com 52,3% das intenções de voto, contra 34,3% de Antônio Lopes. Agora, no entanto, a prefeita não poderá concorrer.

A Lei das Eleições afirma que um candidato precisa, para ser eleito, de 50% dos votos válidos mais um. Votos brancos e nulos não contam como válidos. No caso de municípios com apenas um concorrente, um único voto válido é suficiente para que o candidato seja eleito. Portanto, Antônio precisa agora apenas do próprio voto.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba