Eleições

Eleições 2018: Biometria será obrigatória na Paraíba

Todos os 2.885.742 eleitores da Paraíba deverão estar obrigatoriamente cadastrados pelo sistema de biometria da Justiça Eleitoral.

Todos os 2.885.742 eleitores da Paraíba deverão estar obrigatoriamente cadastrados pelo sistema de biometria da Justiça Eleitoral.

Para isso, a atual gestão, que sempre priorizou o cidadão, não mediu esforços para facilitar o acesso do eleitoraocadastramento biométrico, instalando postos nos 102 municípios paraibanos envolvidos no processo.

Dos 1.030.201 eleitores envolvidos na 5ª e última fase do cadastramento biométrico na Paraíba, 485.521 ainda não se cadastraram, cerca de 47,13% do eleitorado.

As eleições do ano que vem, nas quais serão escolhidos o presidente da República, deputados e senadores, terá osistema de votação liberado a partir do reconhecimento da impressão digital de cada eleitor. Quem não comparecer para o cadastramento terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar.

Todos os eleitores, incluindo os de voto facultativo,como aqueles com idade entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos,  são obrigados a cadastrar seus dados biométricos. Quem não fizer isso e tiver o título de eleitor cancelado, além de não poder votar no próximo pleito, em 2018, ficará com pendências com a Justiça Eleitoral que dificultam ações como, por exemplo, a retirada de passaporte, admissão em empresas, recebimento de benefícios do governo, tomar posse em concurso público, dentre outras restrições.

Para fazer o recadastramento e coleta dos dados biométricos é necessário apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência dos últimos três meses e o título de eleitor, se houver.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral