Eleições

DISPUTA AO SENADO: Efraim já se prepara para ultrapassar Ricardo Coutinho nas pesquisas

“Estou preparado para fazer a ultrapassagem sobre o ex-governador Ricardo Coutinho nas pesquisas de intenção de voto ao Senado na Paraíba”. Foi o que afirmou, com exclusividade, a este colunista, o deputado federal Efraim Filho, pré-candidato ao Senado pelo União Brasil, durante pré-campanha no fim de semana na cidade de Santa Luzia, onde se fez acompanhar pelo pré-candidato a governador Pedro Cunha Lima, do PSDB.

 

“Estou preparado para fazer a ultrapassagem sobre o ex-governador Ricardo Coutinho nas pesquisas de intenção de voto ao Senado na Paraíba”. Foi o que afirmou, com exclusividade, a este colunista, o deputado federal Efraim Filho, pré-candidato ao Senado pelo União Brasil, durante pré-campanha no fim de semana na cidade de Santa Luzia, onde se fez acompanhar pelo pré-candidato a governador Pedro Cunha Lima, do PSDB.

O pré-candidato pelo União Brasil se diz confiante nas suas chances mas sem qualquer triunfalismo, “sempre com humildade e pé no chão, mas trabalhando intensamente para conquistar a confiança dos eleitores”. Ele ressaltou que acredita estar colhendo os frutos de uma peregrinação que vem encetando há pouco mais de um ano, quando estava na base do governador João Azevêdo (PSB), da qual se afastou, e em que entrega resultados à população e apresenta o portfólio de suas ações em prol do Estado, mediante recursos de emendas parlamentares e investimentos de órgãos públicos federais em diferentes regiões da Paraíba. Este é um trabalho que, a seu ver, terá desdobramentos maiores, mais efetivos, com sua ascensão ao Senado, onde poderá influir na tomada de decisões em favor dos interesses e das demandas regionais. “A minha vitória será a vitória da estratégia e da política da inteligência”, define o parlamentar.

Efraim destacou a penetração que sua pré-campanha vem alcançando em diferentes extratos sociais, particularmente nos segmentos jovens do eleitorado paraibano, o que atribui ao conteúdo da mensagem que leva à população e ao estilo diferente com que construiu a sua pré-candidatura, que, como repete, não foi imposta de cima para baixo mas cimentada no diálogo com as forças políticas e os segmentos sociais. Igualmente ressalta que a sua obstinação e a coragem de assumir posturas políticas na conjuntura local o credenciaram à atenção e ao respeito de parcelas expressivas do eleitorado.

A sua atitude, rompendo com o governador João Azevêdo por não sentir firmeza da parte dele em encampar seu projeto, ainda hoje é encarada como “gesto de desassombro” ou de “altivez” nos meios políticos e na opinião pública. Efraim Filho abandonou a suposta zona de conforto em que estava recolhido mas disputar o voto a céu aberto, no meio da rua, e procura conquistar, através desse voto livre e independente, a sua eleição à única vaga em jogo ao Senado no pleito de outubro.

Ele falou, também, sobre a polêmica em torno do apoio do Republicanos à sua pré-candidatura, já que há votos nele e no governador João Azevêdo. Enfatiza que a posição do partido em seu favor é firme e irreversível e, pessoalmente, não teme as investidas que o esquema oficial exerce sobre políticos e parlamentares para reverter compromissos.

“Dificilmente o governador conseguirá tirar bases minhas, faltando pouco tempo para as eleições, e diante da amarração que foi construída, da palavra empenhada e dos compromissos assumidos”, frisou o deputado Efraim Filho ao colunista, exaltando a “correção” com que tem se portado o presidente do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, bem como a postura de outras figuras expressivas da legenda. De resto, o foco do Republicanos é a eleição de expoentes da bancada de deputados federais, preparando-se para voos maiores na futura disputa eleitoral. A dificuldade do esquema oficial em definir candidato ao Senado seria uma prova do impasse que vive o bloco liderado por João Azevêdo.

Alheio a maquinações palacianas ou movimentações de outros pré-candidatos, o deputado do União Brasil segue cumprindo um roteiro que já percorreu 17 cidades apenas no período de festejos juninos, desde o cariri ao Sertão, passando por Campina Grande. Efraim Filho adiantou que João Pessoa é, indiscutivelmente, prioridade relevante na sua agenda, pela sua condição estratégica na história política do Estado e também porque o parlamentar tem contribuído, com ações parlamentares, para favorecer os habitantes da região metropolitana com obras e investimentos.

De si mesmo, afirma que tem firmado “um nome conceitual muito forte” para ser defendido junto ao eleitorado, como um político “ficha limpa” e que entrega resultados, com o carreamento de benefícios. Exemplifica as fortes ligações que criou com o setor produtivo a partir de João Pessoa, refletidas em projetos apresentados na Câmara Federal que tiveram grande repercussão nacional. “Os que subestimaram o foguete reconhecem, hoje, que ele segue firme, rumo à vitória, e que não dá ré”, concluiu Efraim Filho.

Fonte: Nonato Guedes
Créditos: Polêmica Paraíba