skate street

EFEITO RAYSSA: Projeto quer remover idade mínima para concessão do Bolsa Atleta

Por estipular mínimo de 14 anos, benefício não contemplou Rayssa Leal, a ‘fadinha do skate’

Com 13 anos, a pequena Rayssa Leal, medalhista de prata em Tóquio-2020 no skate street se tornou a mais jovem brasileira a conquistar um pódio olímpico. Apesar do bom resultado, ela não tem idade para reivindicar o benefício Bolsa Atleta, elegível apenas para maiores de 14 anos.

Os membros da delegação brasileira poderiam pleitear o programa Bolsa Pódio, do qual Rayssa também não pôde ser beneficiada, pelo mesmo motivo.  No entanto, um projeto protocolado na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (9) pretende remover a idade mínima para obtenção do benefício.

A proposta é do deputado federal Chico d’Ângelo (PDT-RJ). Na prova de Rayssa Leal, o ouro ficou com outra menina de 13 anos: a japonesa Momiji Nishiya, em um pódio concluído com a também japonesa Funa Nakayama, de 16 anos. Não há idade mínima para participação nos Jogos Olímpicos, e a inclusão do skate no programa da competição despertou debates. Cabe a cada federação estipular os parâmetros de participação de sua categoria.

Na justificativa do projeto, d’Ângelo destaca o padrão etário das atletas da modalidade street do skate, lembrou outra atleta de modalidade, a britânica Sky Brown de 13 anos, medalha de bronze na categoria park. E lembrou prodígios de outras modalidades, como a síria Hend Zaza, de 12 anos, que competiu no tênis de mesa.

“O presidente do COI, Thomas Bach, foi feliz quando afirmou que com as tantas opções que os jovens têm, não podemos mais esperar que eles venham automaticamente até nós – temos que ir até eles. E é isso! Quanto mais irmos até esses jovens e crianças, melhores serão os resultados para nós enquanto sociedade”, afirmou Chico d’Ângelo.

A chegada do skate ao programa olímpico estabeleceu uma série de debates sobre a exigência ou não de uma idade mínima para a participação nos Jogos Olímpicos. Em esportes onde há histórico de grandes cargas de treinamento, geralmente ela é estabelecida, como a ginástica, que hoje determina que seus atletas olímpicos precisam ter pelo menos 16 anos.

Em Tóquio-2020, o Brasil obteve seu melhor desempenho histórico em uma edição de Jogos Olímpicos, superando o resultado alcançado em casa, na Rio-2016. Foram 21 medalhas: sete de ouro, seis de prata e oito de bronze. O país encerrou a competição em 12º no quadro de medalhas.

Fonte: CNN Brasil
Créditos: CNN Brasil