DESENVOLVIMENTO

Eduardo participa de posse de Mônica Tejo e destaca que INSA vai aliar setor produtivo, pesquisa e poder público

O presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), participou da posse da professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mônica Tejo Cavalcanti, na direção do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). Estiveram presentes ao evento uma equipe técnica do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além de autoridades do Estado. O parlamentar destacou a importância da visão da nova dirigente, que pretende aliar setor produtivo, pesquisa e poder público.

O Instituto é uma unidade de pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com enfoque no semiárido brasileiro. Como uma instituição federal de pesquisa, articula, realiza, promove e divulga Ciência, Tecnologia e Inovação como patrimônios universais para o bem da sociedade e, particularmente, do Semiárido brasileiro. O Instituto também tem inserção internacional como correspondente científico do Brasil junto à Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD).

Com o objetivo de promover uma parceria em prol do desenvolvimento do semiárido da Paraíba e chegando ao setor produtivo parlamentar e a diretora do INSA devem desenvolver projetos para que o trabalho do instituto impacte na vida dos produtores do Estado.

“Nós viemos com essa visão voltada ao empreendedorismo, desenvolvimento econômico do semiárido como um todo. E tentar ver possibilidades para cada vez mais impulsionar a economia, pois precisamos gerar resultado para esse povo, precisamos gerar renda e trazer dignidade para a produção do campo”, destacou Mônica.

Segundo Eduardo, uma grande critica que se tinha a ação do instituto ficar no âmbito interno da pesquisa. “Nessa gestão, com a professora Mônica, que é extremamente preparada para ocupar este cargo, esperamos que quem encontra-se na ponta também seja beneficiado pelo instituto, que chegue até eles uma nova oportunidade, pois desta forma geraremos renda e um grande impacto na economia do Estado”, justificou Eduardo.

Currículo – Professora associada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); pesquisadora do CNPq em desenvolvimento tecnológico; atua no programa de Pós Graduação de Sistemas Agroindustriais na modalidade Acadêmico Profissional; possui graduação em Farmácia; mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Doutorado em Engenharia de Processos; MBA em Empreendedorismo e Inovação.

Pelo trabalho desenvolvido na Paraíba, a professora chegou a ser premiada em 2017 com o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional na categoria inovação e sustentabilidade. Além disso, trabalha em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais, coordenando projetos de fomento na área de sustentabilidade e segurança energética, alimentar e hídrica.

Mônica Tejo ocupou ainda a função de coordenadora do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido da UFCG e da Incubadora de Agronegócios, das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PacTecPB). Nesses trabalhos chegou a ter 13 patentes requisitadas junto ao INPI, 43 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, 13 capítulos de livros, além de entrevistas veiculadas na mídia nacional e internacional.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba