Eleições 2022

Eduardo Leite avança em conversas com o PSD para disputa presidencial

Nesses últimos dias, o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) avançou em conversas com o PSD de Gilberto Kassab para mudar de legenda e disputar a sucessão presidencial.

 

Nesses últimos dias, o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) avançou em conversas com o PSD de Gilberto Kassab para mudar de legenda e disputar a sucessão presidencial.

Para interlocutores próximos, tem dito que fará uma definição sobre o seu destino no início de março. De forma reservada, Leite avalia que o cenário nacional começou a ter uma grande abertura e que a possibilidade de filiação ao PSD gerou a mobilização de muitos atores importantes.

Leite demonstrou contrariedade com notícias recentes de que disputaria a reeleição ao governo do Rio Grande do Sul. Atribuiu isso a plantação do governador João Doria. Mas reconheceu que houve um movimento dos tucanos para tentar convencê-lo desse projeto. Quando disputou a eleição, em 2018, Leite havia feito a promessa de que não disputaria a reeleição.

Nesta terça-feira, Leite se encontrou em São Paulo com o ex-governador capixaba Paulo Hartung, que deve se filiar ao PSD. Numa rede social, Hartung escreveu: “Em conversa sobre os caminhos que podem inspirar o Brasil, hoje recebi o governador Eduardo Leite, o melhor dessa geração”.

O governador gaúcho tem conversado frequentemente com Kassab e dito que os dois estão com avaliação bastante convergente de cenário. Até então, havia uma insegurança sobre qual seria o destino de Kassab.

Como a candidata presidencial do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) não decolou, houve um movimento para um apoio do PSD ao ex-presidente Lula no primeiro turno. Setores do PT querem que o ex-governador Geraldo Alckmin se filie ao PSD para ser o vice na chapa de Lula.

Para interlocutores, Kassab tem descartado essa possibilidade, pois racharia o partido. Na avaliação dele, a única possibilidade de manter a legenda unida seria com uma candidatura própria. O nome de Hartung é visto como uma possibilidade de ser vice numa eventual chapa encabeçada por Eduardo Leite, num cenário em que o PSD não faça aliança com outro partido.

Petistas avaliam que Kassab gostaria de ter sido escolhido para ser vice de Lula. Mas de forma pragmática, o ex-presidente considera Alckmin o melhor nome para somar na sua chapa para disputar o Palácio do Planalto. Mesmo assim, integrantes do PSD continuam conversando com Lula. Nesta terça-feira, a agenda do ex-presidente registra almoço com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).

Fonte: G1
Créditos: Polêmica Paraíba