planejamento INTEGRADO

ECONOMIA E GESTÃO: Consórcio Nordeste vai lançar edital de licitação para compras conjuntas dos nove estados

Outra questão tratada como primordial pelos governadores foi a Segurança Pública

Os governadores nordestinos estarão mais unidos com o Consórcio Nordeste que, como pessoa jurídica, traz proposições que podem beneficiar os estados dos pontos de vista econômico e gestorial. No próximo mês, os governadores devem lançar um primeiro edital de licitação para aquisição conjunta de produtos, com o intuito de reduzir gastos.

Entre  as ações emergenciais, está a apresentação de um programa de oferta de médicos para a atenção básica da população carente em substituição ao Mais Médicos; a integração de dados estaduais e sistemas de informação em áreas como Saúde, Educação e Segurança Pública; a criação de um fundo e de uma agência de desenvolvimento empresarial, assim como um projeto para conectar a região por fibra ótica e uma agenda internacional para atrair investimentos.

Outra questão tratada como primordial pelos governadores foi a Segurança Pública, com a proposta de um Sistema Integrado e a cobrança para que o Governo Federal libere a verba do Fundo Nacional de Segurança Pública, que atualmente tem R$ 1,1 bilhão contingenciados.

A próxima reunião do Consórcio acontece em agosto, em Teresina, onde o planejamento integrado dos estados deve ser apresentado mais detalhadamente.

Fonte: Blog da Sabrina Barbosa
Créditos: Blog da Sabrina Barbosa