PL

É preciso verificar in loco as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas em prol das comunidades beneficiadas com as águas da Transposição defende Jeová

“Antes, a preocupação era a conclusão das obras da Transposição. Agora, as atenções devem se voltar para o uso adequado das águas, afinal, além de ser um recurso importante, as águas da Transposição simbolizam um investimento muito alto e que também por isso deve ter seu uso direcionado em prol do desenvolvimento dos arranjos produtivos e das comunidades”, afirma o deputado estadual Jeová Campos.

“Antes, a preocupação era a conclusão das obras da Transposição. Agora, as atenções devem se voltar para o uso adequado das águas, afinal, além de ser um recurso importante, as águas da Transposição simbolizam um investimento muito alto e que também por isso deve ter seu uso direcionado em prol do desenvolvimento dos arranjos produtivos e das comunidades”, afirma o deputado estadual Jeová Campos. E é com essa visão que o parlamentar que preside a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB propôs, através do Requerimento 18.678, aprovado em plenário na sessão desta quarta-feira (10), a realização de uma visita técnica em todo Eixo Norte do Projeto de Integração de Bacias do Rio São Francisco – PISF.

De acordo com a proposta, a Frente, junto com Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB farão essa visita que se iniciará no município de Cabrobó (PE) e terminará na Barragem de Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras (PB) é de verificar in loco as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas em prol do desenvolvimento das comunidades beneficiadas com as águas oriundas deste importante projeto de integração de bacias”, explica o parlamentar paraibano, lembrando que a data da visita ainda não foi definida.

Jeová lembra que as obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional foram recentemente concluídas e que a ideia é que a ALPB dê sua colaboração também no uso racional dos recursos hídricos oriundos do projeto. “Nos últimos sete anos, os deputados paraibanos deram importante e relevante colaboração em favor da conclusão das obras da transposição de águas do Rio São Francisco, de modo destacado em prol da conclusão do Eixo Norte, que levará água para quatro estados nordestinos – Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Foram quase vinte Visitas Técnicas, dezenas de Audiências Públicas, inúmeras audiências no Ministério da Integração Nacional, hoje Ministério do Desenvolvimento Regional, além de audiências públicas no Senado Federal, entre outras destacadas ações”, destaca o deputado.

Para ele, a conclusão destas obras não encerra o compromisso da FPAAF e da CDTMA. “A partir de agora precisamos lutar para que as águas oriundas do Rio São Francisco sejam bem aproveitadas pela população. Precisamos também debater com os governos federal e estadual sobre as ações que serão desenvolvidas para a implementação da geração da energia renovável para o bombeamento dessas águas para atender esses quatro estados nordestinos. Por isto, é importante que conheçamos as ações que já estão sendo desenvolvidas em prol do desenvolvimento do Nordeste setentrional, a partir do município de Cabrobó, cujas águas da transposição já estão sendo bombeadas há quase dois anos e mais recentemente na Paraíba. O fato é que precisamos estar vigilantes para uma destinação positiva destas águas”, finalizou Jeová.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba