DURANTE O CARNAVAL: Prefeitura de João Pessoa tem esquema especial de combate ao Aedes Aegypti

Programação contém ações vigilância ambiental

D R T . R  J15855
D R T . R J15855

O combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya – não para durante os dias da Folia de Rua de João Pessoa, e nem durante todo o Carnaval na cidade.  A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um esquema especial de trabalho ao longo de todo este período, e já realiza mutirões preventivos nos principais pontos da festa desde o último final de semana.

“Os agentes da vigilância ambiental continuarão trabalhando durante todo o período carnavalesco. É um momento que precisamos estar vigilantes, tanto poder público quanto a população”, avisa o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio. Ele reforça que a ordem é não descansar nem durante o Carnaval. “Para a prefeitura, este assunto é prioridade máxima. Combinando prevenção, com a eliminação de criadouros, e também a conscientização da população, estamos conseguindo que os focos de mosquito atinjam menos de 1% das residências de João Pessoa”, informa.

Durante toda esta semana, as equipes da vigilância ambiental estarão nos principais pontos de animação da Folia de Rua, no centro da cidade, avenidas e praias. De acordo com o gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da PMJP, Nilton Guedes, os técnicos da prefeitura redobraram as atenções nos locais com grande potencial de infestação do mosquito, a exemplo dos cemitérios localizados no centro da cidade: Boa Sentença, no bairro do Varadouro, Santa Catarina, no Bairro dos Estados, e São José, em Cruz das Armas.

Também passaram por fiscalização e, quando necessário, aplicação de larvicida, espaços da região central da cidade, como o Ponto de Cém Reis, toda a Avenida Duque de Caxias, as estações Rodoviária e Ferroviária e o Terminal de Integração.

“Vale lembrar que este trabalho nos locais de maior concentração da folia não muda a rotina de fiscalização e atuação dos nossos profissionais nos bairros”, explica Nilton Guedes. Hoje, a prefeitura conta com mais de 350 agentes de vigilância ambiental atuando no combate ao mosquito.

Praias e Miramar – Em parceria com o Exército Brasileiro, a Prefeitura de João Pessoa também reforça o trabalho nas praias e nos bairros que recebem a Folia de Rua. Nesta segunda-feira (01), os profissionais da prefeitura e 40 soldados iniciaram uma ação na praia de Tambaú. Já nesta terça-feira (02), a praia atendida foi a de Cabo Branco.

Ao longo da semana, bairros de Miramar e Tambauzinho também contarão com a presença das equipes. Um dos pontos altos da ação acontece justamente na chamada “quarta-feira de fogo”, no bairro do Miramar, antes do desfile do Muriçocas. “Vamos trabalhar todo o tempo, percorrendo os corredores de folia, aplicando larvicida, e conscientizando a população de que, mesmo entre um bloco e outro, deve continuar a fazer sua parte”, alerta Nilton Guedes.

Agenda do combate ao mosquito na Folia de Rua

Quarta-feira (03)

– Ação Vigilância Ambiental e Exército no Miramar (visitas domiciliares, atendimento de denúncias e aplicação de larvicida)

– Ação Vigilância Ambiental no centro da cidade (Bairro do Varadouro)

– Palestra na empresa Johnson e Johnson, no Distrito Industrial, para formação de multiplicadores

Quinta-feira (03)

– Ação Vigilância Ambiental e Exército no Miramar (visitas domiciliares, atendimento de denúncias e aplicação de larvicida)

– Ação Vigilância Ambiental no centro da cidade (Bairro do Varadouro)

– Roda de conversas com grupos de Terceira Idade na comunidade José Américo, em praça próxima à USF José Américo

Sexta-feira (04)

– Ação Vigilância Ambiental e Exército em Tambauzinho (visitas domiciliares, atendimento de denúncias e aplicação de larvicida)

– Ação Vigilância Ambiental no centro da cidade (Bairro do Varadouro)

 

Secom-JP