Durante encontro no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira(25), com o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), fez uma declaração oficial.
Em seu discurso, ele revela que os dois países buscam a construção de um “mundo de paz e livre de imposições hegemônicas”.
“Neste momento em que ressurgem o protecionismo e o unilateralismo, Nigéria e Brasil reafirmam sua aposta no livre comércio e na integração produtiva. Seguimos empenhados na construção de um mundo de paz e livre de imposições hegemônicas”, disse Lula.
Sua fala ocorre paralelo à decisão dos Estados Unidos, que aplicaram uma alíquota de 50% sobre os produtos brasileiros. Por outro lado, o governo Lula vem tentando negociar novos acordos comerciais.
Além disso, o mandatário tem diversificado mercados, como uma alternativa de minimizar os efeitos do tarifaço de Donald Trump.
Ainda nesta segunda-feira(25), Lula e o líder Nigeriano assinaram uma série de atos bilaterais. Anteriormente, em 2024, segundo o Planalto, a Nigéria se tornou o quarto maior país parceiro comercial brasileiro no continente africano.
No total, o fluxo comercial entre as duas nações, somou, no ano passado, US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,8 bilhões), o que indica um crescimento de 20% em relação a 2023.