Durante o período eleitoral, é comum notar declarações de votos de alguns políticos, em especial aqueles que não concordam com as ideias de seus grupos. Acima de tudo, por exemplo, nas eleições de 2022, alguns candidatos do Republicanos e PSB, considerados integrantes da base governista, optaram por votar na oposição para o Senado naquele ano. Relembre os candidatos da base do Governo que votaram na situação e oposição.
Candidatos da base do Governo que votaram na situação e oposição
Hervázio Bezerra (PSB)
Em entrevista coletiva recente, o atual deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), fez algumas declarações sobre as últimas eleições. Assim, segundo ele, no pleito de 2022, “não tinha condições de votar em Pollyanna naquela época”, insinuando que escolheu um outro nome que não fazia parte de seu próprio partido.
Ricardo Barbosa (PSB)
Ainda de acordo com Hervázio, houve também outros colegas de sigla que compartilhavam da mesma ideia. Na ocasião, o ex-deputado estadual, Ricardo Barbosa, hoje Presidente da Companhia de Docas, apesar de votar em João para o Governo, foi com Efraim para o Senado.
Júnior Araújo (PSB)
Em plena eleição municipal de 2024, na cidade de Cajazeiras, o deputado estadual, Júnior Araújo (PSB), divergiu do Governador João Azevêdo na escolha do candidato. Na região, o chefe do executivo estadual, apoiou a candidatura do PSB à prefeitura, primeiro com Chico Mendes, e depois com o médico Pablo Leitão.
Por outro lado, Júnior, se alinhou ao grupo do ex-prefeito Zé Aldemir (PP), que lançou Corrinha Delfino (PP) como candidata à prefeita, se distanciando da chapa governista.
Além disso, nas eleições de 2022, para o Senado, Júnior, candidato pelo PSB, declarou publicamente apoio à candidatura de Efraim Filho.
Gilma Germano (PSB)
No ano de 2022, naquele tempo como candidata a deputada estadual pelo PSB, Gilma Germano, também trilhou um caminho diferente da base governista.
Afinal, segundo fontes do próprio PSB, Gilma figurou, dentre muitos candidatos do PSB que votaram na situação e na oposição.
Branco Mendes (Republicanos)
Por fim, mesmo não fazendo parte do partido do Governador, Branco Mendes, filiado ao Republicanos, integra a base da situação, tendo uma afinidade e relação próximo com João Azevêdo.
Entretanto, votou em Efraim para Senador nas eleições de 2022, destacando que, apesar da proximidade com a base, ainda podem existir discordâncias.