Eleições

DISTRITO FEDERAL: Ibaneis (MDB) é reeleito Governador, ex-Ministra Damares Alves é a Senadora

Ibaneis Rocha está reeleito no Distrito Federal, com 96,87% das seções totalizadas, o emedebista tem 50,12% dos votos.

Ibaneis Rocha está reeleito no Distrito Federal, com 96,87% das seções totalizadas, o emedebista tem 50,12% dos votos.

Ibaneis tem 51 anos, nasceu em Brasília, é advogado e o atual governador do Distrito Federal. É formado em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), fez pós-graduação em direito processual do trabalho e direito processual civil. Fez carreira na advocacia e chegou a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Em 2018, estreou na política como candidato ao governo do DF e venceu as eleições no segundo turno. A vice na chapa é a deputada federal Celina Leão (PP-DF).

A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves é a nova senadora eleita pelo Distrito Federal. Até a última atualização desta reportagem, com 96,87% das urnas apuradas, a candidata do Republicanos aparecia com 45,05% dos votos e não pode mais ser superada pelos concorrentes.

Flávia Arruda (PL) foi a segunda mais votada, com 26,91%, seguida por Rosilene Corrêa (PT), com 22,46%.

Damares assume a terceira cadeira do DF no Senado Federal a partir de 1º de janeiro, junto de Leila do Vôlei (PDT) e Izalci Lucas (PSDB), eleitos em 2018. O mandato de Damares segue até 2030.

Damares Regina Alves nasceu no dia 11 de março de 1964, em Paranaguá, no Paraná; e se mudou para o Nordeste ainda criança. Advogada e pastora evangélica, a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos se formou em direito na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. Já em Brasília, trabalhou como assessora parlamentar, até se tornar ministra.

Na década de 1980, Damares (Republicanos) foi uma das fundadoras do Comitê Estadual do Movimento Nacional Meninas e Meninos em Sergipe, com trabalho voltado à crianças em situação de rua. Como assessora parlamentar, ela atuou durante mais de 20 anos no Congresso Nacional. Uma das principais defesas de Damares ao longo de sua trajetória é a pauta antiaborto, sendo fundadora dos movimentos “pró-vida” e “pró-família”.

Fonte: Correio Braziliense / Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba