Maioria absoluta

DISPUTA NA CÂMARA: Cícero supera Nilvan e teria facilidade para governar com vereadores eleitos - VEJA OS APOIOS

Cícero já tem maioria na Câmara Municipal; Nilvan tem apoio de eleitos pelo próprio partido e mais dois

No segundo turno chega a hora de fazer alianças buscando a eleição e, após ela, a governabilidade. É também o momento de observar quem já foi eleito para compor a Câmara Municipal e definir os possíveis rumos da campanha, tendo os vereadores como cabos eleitorais.

Em João Pessoa, maioria dos eleitos favorecem Cícero Lucena (Progressistas). Enquanto Nilvan Ferreira (MDB) se movimenta para conseguir apoios.

Três partidos que compõem a coligação de Cícero: Progressistas, Cidadania e Avante, formam as maiores bancadas na Câmara Municipal. Apenas aí, o candidato apoiado pelo governador João Azevêdo já conquistou 9 vereadores.

Somados aos outros seis partidas da coligação, Cícero tem o apoio de mais 4, sendo 2 do PMB, 1 do Republicanos e 1 do PRTB. Apenas PTB, PTC e PMN não elegeram vereadores e fazem parte da coligação do progressista.

Cícero tem ainda o apoio do vereador eleito pelo PDT, Junio Leandro Agente de Saúde. Seu partido, que estava na coligação de Edilma Freire (PV), manifestou apoio a candidatura do ex-prefeito.

Na terça-feira (17), João Almeida, que foi candidato pelo Solidariedade aderiu a campanha de Cícero. Junto com ele estava o presidente estadual do PSL, Julian Lemos. A coligação de Almeida, formada pelos dois partidos, elegeu Marmuthe Cavalcanti (PSL).

*Milanez Neto e Emano Santos (PV); Durval Ferreira (PL) e Marcos Henriques (PT) declararam apoio a Cícero Lucena depois da data de publicação da matéria

Com isso, Cícero garante 19 vereadores e, portanto, já tem maioria na Câmara Municipal.

Nilvan Ferreira tem o apoio de apenas 3, dois eleitos pelo próprio MDB: Mikika Leitão e Coronel Sobreira.

Junto com Ruy Carneiro (PSDB), estava Dr. Luís Flávio (PSDB). Lideranças do PSDB se reuniram também na terça-feira (17) com Nilvan e formalizaram apoio. No entanto, Ruy anunciou, de forma particular, independência no segundo turno.

Os demais oito vereadores eleitos estavam em outras coligações. São eles:

Entre os que fizeram parte da coligação de Edilma Freire (PV), quatro conseguiram uma cadeira: Milanez Neto, Bosquinho e Emano Santos, do próprio PV, além de Guga, do PROS. Eles ainda não se manifestaram sobre apoios no segundo turno.

Marcos Henriques (PT) foi eleito pela chapa de Anísio Maia, do mesmo partido. O vereador não manifestou apoio a outro candidato e deve fazer oposição na Câmara Municipal, independente do eleito.

E, por fim, foram três nomes do Patriota, partido do candidato Wallber Virgolino: Marcilio do HBE, Carlão Pelo Bem e Tarcísio Jardim. Também presidente estadual do Partido, Wallber não declarou apoio a ninguém no segundo turno e liberou seus eleitores para votarem em quem preferir, depois, recomendou o voto nulo. Os vereadores do Patriota não se manifestaram ainda.

VEJA A LISTA DOS VEREADORES ELEITOS E SEUS RESPECTIVOS APOIOS:

Tanilson Soares (AVANTE) – Cícero
João Corujinha (PP) – Cícero
Milanez Neto (PV) – Cícero
Bispo José Luiz (REPUBLICANOS) – Cícero
Dinho (AVANTE) – Cícero
Eliza (PP) – Cícero
Mikika Leitão (MDB) – Nilvan
Bosquinho (PV) – não manifestou apoio
Odon Bezerra (CIDADANIA) – Cícero
Zezinho Botafogo (CIDADANIA) – Cícero
Chico do Sindicato (AVANTE) – Cícero
Guga (PROS) – não manifestou apoio
Durval Ferreira (PL) – Cícero
Damásio Franca Neto (PP) – Cícero
Bruno Farias (CIDADANIA) – Cícero
Marmuthe Cavalcanti (PSL) – Cícero
Emano Santos (PV) – Cícero
Marcos Henriques (PT) – Cícero
Marcos Bandeira (PMB) – Cícero
Thiago Lucena (PRTB) – Cícero
Toinho Pé de Aço (PMB) – Cícero
Marcilio do HBE (PATRIOTA) – não manifestou apoio
Dr Luís Flávio (PSDB) – Nilvan
Carlão Pelo Bem (PATRIOTA) – não manifestou apoio
Tarcísio Jardim (PATRIOTA) – não manifestou apoio
Junio Leandro Agente de Saúde (PDT) – Cícero
Coronel Sobreira (MDB) – Nilvan

Fonte: Samuel de Brito
Créditos: Samuel de Brito/Polêmica Paraíba