Dilma e Cunha têm primeiro encontro no Planalto depois de rompimento

A reunião, segundo informação de Secretária de Comunicação Social da Presidência, está agendada para ocorrer às 15h.

dilma e cunha

 

A presidente Dilma Rousseff (PT) terá, nesta terça-feira, seu primeiro encontro oficial com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), desde que ele anunciou rompimento com o Planalto. A reunião, segundo informação de Secretária de Comunicação Social da Presidência, está agendada para ocorrer às 15h.

Em Julho, Cunha oficializou seu rompimento com o governo federal, logo após ter sido divulgada a delação do lobista Júlio Camargo, que o acusou de ter cobrado US$ 5 milhões em propina no esquema de corrupção envolvendo contratos da Petrobras. O gesto foi encarado como retaliação ao fato. O presidente da Câmara chegou a dizer que a acusação teria sido articulada entre o governo e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para prejudicá-lo.

Para amenizar a fervura, em nota, a Presidência disse esperar que a decisão do peemedebista não tivesse reflexo em suas ações na Câmara.

Desde então, o Planalto e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), se aproximaram para fazer contraponto a Cunha e agenda negativa imposta por ele nas votações na Casa. O presidente da Câmara também ficou isolado e perdeu força, após a Procuradoria-Geral da República apresentar denúncia formal contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF), por corrupção e lavagem de dinheiro.

Sobre o encontro de logo mais, a assessoria do Planalto não soube informar qual será o teor da conversa entre Eduardo Cunha e Dilma Rousseff.