Educação

DESTAQUE NACIONAL: Princesa Isabel é escolhida junto de 291 municípios do Brasil para participar de pesquisa do MEC sobre alfabetização

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

A prefeitura municipal de Princesa Isabel, no Sertão paraibano, foi selecionada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para participar de uma pesquisa nacional do órgão com o intuito de colher dados sobre a alfabetização infantil. O estudo terá o nome de Alfabetiza Brasil. Ao todo, são apenas 291 municípios em todo o país.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a pesquisa será feita com professores alfabetizadores para compreender quais são os conhecimentos e as habilidades que uma criança alfabetizada deve ter. O resultados da pesquisa servirão para que o ministério defina diretrizes para a formação de uma política pública nacional de alfabetização e um padrão nacional de avaliação de alfabetização.

O levantamento será realizado entre 15 e 23 de abril e contará com 341 professores e representantes das secretarias municipais de 291 municípios. Além das 27 capitais, foram escolhidas as cidades com bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), caso de Princesa Isabel.

Em contato com a redação do Polêmica Paraíba, o prefeito Ricardo Pereira disse que está orgulhoso, celebrando a indicação.

“Princesa Isabel está entre os 291 municípios brasileiros que vão participar dessa pesquisa no Inep, em função de nós termos tido um dos melhores índices de educação do Brasil”, comemorou. Ele também destacou o feito em suas redes sociais.

Metodologia da pesquisa

O Inep apresentará aos professores tarefas elaboradas com referência no nível de conhecimento esperado de estudantes do 2º ano do ensino fundamental em língua portuguesa, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os docentes deverão responder, a partir das suas experiências e de seus conhecimentos, se estudantes alfabetizados são capazes de realizar tais exercícios. Serão avaliadas habilidades como domínio das convenções gráficas, conhecimento do alfabeto, decodificação de palavras e textos, fluência e rapidez na leitura, produção textual com autonomia e apropriação da língua portuguesa.

A primeira etapa ocorrerá com os professores alfabetizadores que estão na sala de aula e trabalham diretamente com as crianças. Na sequência, os resultados serão analisados junto a outros dados obtidos através dos testes de língua portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicados no 2º ano do ensino fundamental. Um painel de especialistas que indicará a linha de corte nacional para a alfabetização na idade certa.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba