Movimentação

Deputados podem não disputar cargos para a Assembleia em 2022 - CONFIRA QUEM SÃO

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) pode estar se despedindo de alguns deputados nos próximos anos. Entre vários motivos, como disputa de eleição para outro cargo, ou a própria derrota em uma possível reeleição, está também o fato de que alguns deles podem estar se despedindo da carreira política.

Fontes ligadas à redação do Polêmica Paraíba afirmam que quatro deputados estaduais podem não se lançar para concorrer a mais um mandato em 2022. São eles Jeová Campos (PSB), Buba Germano (PSB), Edmilson Soares (Podemos) e Trocolli Júnior (Podemos).

A reportagem tentou entrar em contato com os quatro deputados para ouvir sua opinião sobre o tema, mas apenas dois deles responderam aos questionamentos até o fechamento desta reportagem. Confira a seguir o relatado e a situação de cada um dos quatro:

Jeová Campos

O deputado Jeová Campos foi um dos que não atendeu às ligações da reportagem. No entanto, o parlamentar já falou publicamente que não irá mais concorrer a um mandato eletivo.

Na época das declarações, Jeová chegou até a dizer quem seria seu sucessor na política, e consequentemente no cargo: o irmão Marcos Campos. Ele disse também que pretendia voltar para a carreira acadêmica.

Jeová foi eleito pela primeira vez na ALPB em 2006 e exerce atualmente seu terceiro mandato como deputado estadual. Além de 2006, ele também foi eleito em 2014 e em 2018.

Buba Germano

Fontes dizem que o deputado Buba Germano também poderia não disputar mais uma eleição para mandato na Assembleia Legislativa. Ao ser questionado pela redação, Buba não quis se manifestar sobre o assunto.

Buba Germano exerce seu segundo mandato como titular na ALPB, tendo sido eleito pela primeira vez em 2014 e reeleito em 2018.

Edmilson Soares

Bastidores dão conta que Edmilson também não deve mais disputar a eleição para deputado estadual em 2022. Em 2020, o deputado precisou passar por uma cirurgia de urgência após sofrer uma trombose no aparelho digestivo. O procedimento retirou um rim, um tumor e o trombo. Acredita-se a questão da saúde poderia ser um dos fatores para Edmilson não disputar mais o cargo.

O deputado também não atendeu ao contato da redação do Polêmica Paraíba. Edmilson também está em seu terceiro mandato, já que foi eleito em 2010, 2014 e 2018. Segundo bastidores, acredita-se ainda que o vereador de João Pessoa, Tanilson Soares (Avante), filho de Edmilson, poderia disputar o cargo para “herdar” a cadeira do pai.

Trocolli Júnior 

Outro nome que pode não mais disputar mandato para a ALPB é o de Trocolli Júnior. Procurado pela reportagem, o deputado ainda não confirmou o fato, mas disse que está avaliando a possibilidade.

“Ainda não confirmo, a gente está avaliando o quadro. Tem muita coisa para acontecer até 2022. Não quero tratar desse assunto no momento”, respondeu.

Trocolli exerceu o mandato de titular por quatro vezes, sendo eleito em 2002, 2006, 2010, e 2014. Em 2018, o deputado ficou na suplência na ALPB, mas estava exercendo mandato nessa legislatura até essa sexta-feira (29), que com a volta de Hervázio Bezerra para a ALPB, voltou para a suplência.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba